Prefeitura de Rio Preto prorroga, de novo, licitação do novo visual do Trem Caipira
De acordo com o Executivo, prorrogação aconteceu por conta da mudança do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo

A Prefeitura de Rio Preto prorrogou para o dia 30 de novembro o prazo para recebimentos das propostas para o novo envelopamento do Trem Caipira, que vai abandonar o visual colorido, ilustrado com obras do artista primitivista José Antônio da Silva, para adotar um estilo mais "clássico", inspirado em antigos trens de passageiros de fabricação europeia.
De acordo com o Executivo, a prorrogação aconteceu por conta da mudança do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, responsável pelo projeto. Segundo a Prefeitura, a pasta, comandada por Jorge Luis de Souza, ficou sem telefone e sem acesso à internet desde o dia 27 de outubro, o que dificultou a tentativa de agendamento de visita ao local, que é obrigatória. Na quarta-feira, 10, foi disponibilizado o novo telefone da secretária.
Leia também: Quando voltar a funcionar, Trem Caipira levará quase 4 anos para zerar a fila de espera
O edital retificado previa que as empresas interessadas em participar da licitação apresentassem as propostas até esta quinta-feira, 11, mas esse prazo foi novamente estendido. O edital inicial já previa as propostas até o dia 26 de outubro. A estimativa de gastos é de até R$ 22.253,00, valor que deve incluir o serviço de remoção da atual adesivagem, o material e a apliação do novo envelopamento.
As empresas interessadas deverão apresentar amostra do material a ser usado: adesivo vinílico antimofo, resistente a umidade e com durabilidade mínima de seis anos após a aplicação. As propostas, agora, devem ser apresentadas no Portal de Compras da Prefeitura até o dia 30 de novembro.
Segundo o projeto anexado à licitação, o novo Trem Caipira será adesivado em preto e marrom, com detalhes em amarelo. Entre as referências citadas estão um carro de procedência inglesa da São Paulo Railway, fabricado em 1896, e o CP1, veículo ferroviário mais antigo da frota atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, fabricado na França em 1886.
Trem Caipira está parado desde março de 2020

O Trem Caipira está parado desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. Segundo a Prefeitura, ainda não existe data definida para o retorno das viagens.
A atração turística consiste em um veículo leve sobre trilhos (VLT), composto por um veículo motriz e um reboque. Inaugurado no final de 2017, o Trem Caipira rodava, antes da pandemia, uma vez por mês, sempre no último domingo. As viagens duram, em média, 45 minutos.
Segundo a Prefeitura, não estão previstas mudanças nessa operação quando a composição voltar a rodar, já que as alterações dependem de autorização da Rumo, concessionária que opera trens de carga na ferrovia que passa por Rio Preto, e da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
"Lembrando que as estações passam por reforma e a do Distrito de Engenheiro Schmitt está em fase de finalização do projeto de revitalização", informou a Prefeitura.