SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JULHO DE 2022
LICITAÇÃO

Prefeitura de Rio Preto estende prazo de propostas para novo visual do Trem Caipira

Licitação prevê gastos de até R$ 22,2 mil com a remoção da atual adesivagem e instalação do novo envelopamento

Gabriel Vital
Publicado em 25/10/2021 às 10:10Atualizado em 25/10/2021 às 17:38
Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)

Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)

A Prefeitura de Rio Preto prorrogou para o dia 11 de novembro o prazo para recebimentos das propostas para o novo envelopamento do Trem Caipira, que vai abandonar o visual colorido, ilustrado com obras do artista primitivista José Antônio da Silva, para adotar um estilo mais "clássico", inspirado em antigos trens de passageiros de fabricação europeia.

O edital inicial previa que as empresas interessadas em participar da licitação apresentassem as propostas até esta terça-feira, 26, mas esse prazo foi estendido. A estimativa de gastos é de até R$ 22.253,00, valor que deve incluir o serviço de remoção da atual adesivagem, o material e a apliação do novo envelopamento.

As empresas interessadas deverão apresentar amostra do material a ser usado: adesivo vinílico antimofo, resistente a umidade e com durabilidade mínima de seis anos após a aplicação. As propostas, agora, devem ser apresentadas no Portal de Compras da Prefeitura até as 8h30 do dia 11 de novembro.

Projeto do novo Trem Caipira de lado e de frente (Reprodução)

Segundo o projeto anexado à licitação, o novo Trem Caipira será adesivado em preto e marrom, com detalhes em amarelo. Entre as referências citadas estão um carro de procedência inglesa da São Paulo Railway, fabricado em 1896, e o CP1, veículo ferroviário mais antigo da frota atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, fabricado na França em 1886.

O projeto está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, comandada por Jorge Luis de Souza.

Inspirações do novo Trem Caipira (Reprodução)

Trem Caipira está parado desde março de 2020

Trem Caipira

O Trem Caipira está parado desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. Segundo a Prefeitura, ainda não existe data definida para o retorno das viagens.

A atração turística consiste em um veículo leve sobre trilhos (VLT), composto por um veículo motriz e um reboque. Inaugurado no final de 2017, o Trem Caipira rodava, antes da pandemia, uma vez por mês, sempre no último domingo. As viagens duram, em média, 45 minutos.

Segundo a Prefeitura, não estão previstas mudanças nessa operação quando a composição voltar a rodar, já que as alterações dependem de autorização da Rumo, concessionária que opera trens de carga na ferrovia que passa por Rio Preto, e da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

"Lembrando que as estações passam por reforma e a do Distrito de Engenheiro Schmitt está em fase de finalização do projeto de revitalização", informou a Prefeitura.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por