Diário da Região
LICITAÇÃO

Prefeitura de Rio Preto estende prazo de propostas para novo visual do Trem Caipira

Licitação prevê gastos de até R$ 22,2 mil com a remoção da atual adesivagem e instalação do novo envelopamento

por Gabriel Vital
Publicado em 25/10/2021 às 10:10Atualizado em 25/10/2021 às 17:38
Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)
Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)
Ouvir matéria

A Prefeitura de Rio Preto prorrogou para o dia 11 de novembro o prazo para recebimentos das propostas para o novo envelopamento do Trem Caipira, que vai abandonar o visual colorido, ilustrado com obras do artista primitivista José Antônio da Silva, para adotar um estilo mais "clássico", inspirado em antigos trens de passageiros de fabricação europeia.

O edital inicial previa que as empresas interessadas em participar da licitação apresentassem as propostas até esta terça-feira, 26, mas esse prazo foi estendido. A estimativa de gastos é de até R$ 22.253,00, valor que deve incluir o serviço de remoção da atual adesivagem, o material e a apliação do novo envelopamento.

As empresas interessadas deverão apresentar amostra do material a ser usado: adesivo vinílico antimofo, resistente a umidade e com durabilidade mínima de seis anos após a aplicação. As propostas, agora, devem ser apresentadas no Portal de Compras da Prefeitura até as 8h30 do dia 11 de novembro.

Trem Caipira está parado desde março de 2020

Trem Caipira  (Mara Sousa 09/12/2017)
Trem Caipira (Mara Sousa 09/12/2017)

O Trem Caipira está parado desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. Segundo a Prefeitura, ainda não existe data definida para o retorno das viagens.

A atração turística consiste em um veículo leve sobre trilhos (VLT), composto por um veículo motriz e um reboque. Inaugurado no final de 2017, o Trem Caipira rodava, antes da pandemia, uma vez por mês, sempre no último domingo. As viagens duram, em média, 45 minutos.

Segundo a Prefeitura, não estão previstas mudanças nessa operação quando a composição voltar a rodar, já que as alterações dependem de autorização da Rumo, concessionária que opera trens de carga na ferrovia que passa por Rio Preto, e da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

"Lembrando que as estações passam por reforma e a do Distrito de Engenheiro Schmitt está em fase de finalização do projeto de revitalização", informou a Prefeitura.

Projeto do novo Trem Caipira de lado e de frente (Reprodução)
Projeto do novo Trem Caipira de lado e de frente (Reprodução)

Segundo o projeto anexado à licitação, o novo Trem Caipira será adesivado em preto e marrom, com detalhes em amarelo. Entre as referências citadas estão um carro de procedência inglesa da São Paulo Railway, fabricado em 1896, e o CP1, veículo ferroviário mais antigo da frota atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, fabricado na França em 1886.

O projeto está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, comandada por Jorge Luis de Souza.