SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JULHO DE 2022
LICITAÇÃO

Trem Caipira de Rio Preto trocará visual colorido pelo clássico

Prefeitura de Rio Preto prevê gastar até R$ 22.253,00 para tirar o atual envelopamento, com obras do primitivista Silva, a adesivar a atração turística com visual inspirado em trens antigos

Gabriel Vital
Publicado em 07/10/2021 às 16:02Atualizado em 11/11/2021 às 15:23
Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)

Projeto do novo envelopamento do Trem Caipira se inspira em antigos trens de passageiros (Reprodução)

Ainda sem previsão de quando voltará a rodar sobre os trilhos entre Rio Preto e o distrito de Engenheiro Schmitt, o Trem Caipira se prepara para receber uma nova roupagem. A composição deverá abandonar o visual colorido, adesivado com obras do renomado artista primitivista José Antônio da Silva, para adotar um visual mais sofisticado, com cores sóbrias, inspirado em antigos trens de passageiros de fabricação europeia.

A licitação foi aberta nesta quinta-feira, 7, pela Prefeitura de Rio Preto, que prevê gastar até R$ 22.253,00 no novo envelopamento. O pregão eletrônico inclui, nesse valor, o serviço de remoção da atual adesivagem. As empresas interessadas deverão apresentar amostra do material a ser usado: adesivo vinílico antimofo, resistente a umidade e com durabilidade mínima de seis anos após a aplicação. As propostas devem ser apresentadas no Portal de Compras da Prefeitura até o dia 26 de outubro.

Segundo o projeto anexado à licitação, o novo Trem Caipira será adesivado em preto e marrom, com detalhes em amarelo. Entre as referências citadas estão um carro de procedência inglesa da São Paulo Railway, fabricado em 1896, e o CP1, veículo ferroviário mais antigo da frota atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, fabricado na França em 1886.

O projeto está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, comandada por Jorge Luis de Souza.

Projeto do novo Trem Caipira de lado e de frente (Reprodução)

Parado

O Trem Caipira está parado desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. Segundo a Prefeitura, ainda não existe data definida para o retorno das viagens.

A atração turística consiste em um veículo leve sobre trilhos (VLT), composto por um veículo motriz e um reboque. Inaugurado no final de 2017, o Trem Caipira rodava, antes da pandemia, uma vez por mês, sempre no último domingo. As viagens duram, em média, 45 minutos.

Segundo a Prefeitura, não estão previstas mudanças nessa operação quando a composição voltar a rodar, já que as alterações dependem de autorização da Rumo, concessionária que opera trens de carga na ferrovia que passa por Rio Preto, e da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

"Lembrando que as estações passam por reforma e a do Distrito de Engenheiro Schmitt está em fase de finalização do projeto de revitalização", informou a Prefeitura.

Trem Caipira (Mara Sousa 09/12/2017)

Inspirações do novo Trem Caipira (Reprodução)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por