Diário da Região
'VIDRO FOSCO'

Zé Neto retoma tratamento contra problema no pulmão e shows são cancelados

Apresentações da dupla Zé Neto e Cristiano estão canceladas até o dia 9 de janeiro

por Núcleo Digital
Publicado em 27/12/2021 às 08:35Atualizado em 27/12/2021 às 08:56
Dupla Zé Neto & Cristiano  (Divulgação)
Dupla Zé Neto & Cristiano (Divulgação)
Ouvir matéria

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, retomou o tratamento contra as consequências de um problema pulmonar detectado na última semana. Por esse motivo, os shows da dupla sertaneja estão cancelados até o dia 9 de janeiro.

Em nota publicada no perfil oficial do cantor no Instagram, a assessoria informa que foi detectado um fungo (monilíase oral), causado pelo uso de corticoide, medicamento que Zé Neto utilizou recentemente para tratar o problema de "vidro fosco" no pulmão.

"O cantor já iniciou o novo tratamento e deverá ficar em repouso", informou a nota. "Tanto Zé Neto quanto Cristiano já estão em casa", acrescenta a assessoria. Ambos os cantores moram em Rio Preto.

Ainda segundo a nota, não há necessidade de internação, conforme atestou o médico particular de Zé Neto, Wandervan Antônio de Azevedo, intensivista contratado pela Workshow para tratar dos artista.

O que é 'vidro fosco'

Segundo o o pneumologista da Beneficência Portuguesa de Rio Preto, Rafael Musolino, o "vidro fosco" é uma alteração da tomografia que pode estar presente em uma infinidade de doenças.

Ele afirmou que o problema, que pode ser encontrado ao fazer uma tomografia, é representado pelo esbranquiçamento do pulmão, o que pode indicar inflamação ou fibrose. "A gama de doenças que envolve este problema é enorme, desde doenças inflamatórias a autoimunes", disse Musolino, que ressaltou que a falta de ar pode ser um dos sintomas do problema.

Cigarro eletrônico

Quando Zé Neto foi diagnosticado com "vidro fosco", sua assessoria informou que o problema poderia estar relacionado ao consumo de cigarro eletrônico ou a uma sequela da Covid-19. Em vídeo gravado na última quarta-feira, 22, Zé Neto fez um alerta contra o uso dos chamados "vapes". "Inclusive, dou um alerta para quem mexe com essa bosta... para com isso porque é um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito ou até mais", afirmou.