SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
TETRACAMPEÃO

Bar do Cidinho é o vencedor da 11ª edição do Comida di Buteco em Rio Preto

Local agora é tetracampeão do concurso, que este ano contou com a participação de 10 bares, sendo oito de Rio Preto e dois de Mirassol

Núcleo Digital
Publicado em 16/09/2021 às 11:12Atualizado em 16/09/2021 às 11:15

Com o petisco "costeleti de batata-doce", o Bar do Cidinho sagrou-se tetracampeão da 11ª edição do concurso Comida di Buteco, em Rio Preto. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira, 15, em evento com a participação dos representantes dos butecos e patrocinadores.

O estabelecimento disputa agora para a etapa nacional do concurso, que será realizada ainda em setembro. Cleusa Helena dos Santos Adame, filha de Alcides Lazaro dos Santos, o Cidinho, disse que é grande a felicidade de participar e ganhar, mais uma vez, o concurso. "O que eu falo para todos os bares é que não desistam e continuem dando o melhor sempre", afirmou. O bar já venceu em 2017, 2018 e 2019.

O "costeleti de batata-doce", que deu a vitória ao Bar do Cidinho este ano, é uma massa de batata-doce recheada com costela e creme de milhoservida com molho de chumichurri. Nesta edição, o concurso teve como tema "raízes", tanto no sentido intrínseco às receitas — que levaram na composição algum tipo de raiz, como batata, mandioquinha, etc —, como também da origem, resgatando a história do boteco.

Em segundo lugar ficou o bar Fino Sabor, de Rio Preto, com as "minikaftas recheadas" (mini-espetinhos de kafta recheada com purê de batata e muçarela empanados e fritos). Já no terceiro lugar ficou o bar Skina do Ceará, também de Rio Preto, com a "costelinha arretada", uma receita de costelinha na manteiga de garrafa com batata doce cozida no alho.

Além dos três vencedores, participaram do concurso o Bar do Magrão (Rio Preto), Bar do Pere (Rio Preto), Espeteria Dallas (Mirassol), Gambófa (Rio Preto), Recanto do Peixe (Rio Preto), Santo Arco (Mirassol) e Santo Espeto Garagem (Rio Preto).

O concurso

Bar do Cidinho levou a faixa de campeão do Comida Di Buteco 2021, em Rio Preto (Elton Rodrigues/Divulgação)

Bar do Cidinho levou a faixa de campeão do Comida Di Buteco 2021, em Rio Preto (Elton Rodrigues/Divulgação)

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte e, hoje cobre todo o País com edições simultâneas em 21 cidades. Desde 2016, elege também o melhor boteco do Brasil. Além do petisco, o público e comissão de jurados avaliam o atendimento, higiene e temperatura da bebida nos bares participantes. O concurso foi realizado entre os dias 30 de julho e 22 de agosto, pela primeira vez no formato híbrido, com incentivo ao delivery e tecnologia para reserva de mesas aos que preferiram frequentar os estabelecimentos.

Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e criados especialmente para o concurso, em 2021 as receitas da competição tiveram valor fixo de R$ 27.

Salve os butecos

Para auxiliar ainda mais, foi criado, paralelamente ao concurso, o movimento Salve os Butecos, com objetivo de ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer.

Todos puderam participar consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações foram feitas em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os bares) e espaços na mídia para divulgar a campanha. Foi arrecadado quase R$ 1,4 milhão que será dividido entre os butecos participantes.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por