Profissionais de RH dão dicas para conquistar uma vaga temporária neste fim de ano
Com previsão de 2 mil vagas temporárias em Rio Preto, momento é a oportunidade para quem está desempregado
Com a aproximação do fim do ano, o comércio rio-pretense já se prepara para a temporada de compras de Natal. O que pode ser uma boa oportunidade para quem está desempregado ou precisa de uma segunda fonte de renda, afinal, as lojas já estão abrindo vagas de emprego temporárias para suprir a demanda de clientes. Reportagem publicada pelo Diário mostra que o comércio de Rio Preto deve abrir cerca de 2 mil vagas temporárias, segundo estimativa do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomercio).
E para ter sucesso ao buscar um emprego nesse período, a especialista em recursos humanos Ana Carolina Verdi Braga indica que é interessante o candidato pesquisar uma vaga que tenha a ver com seus interesses ou que pretenda iniciar e seguir carreira, já que, normalmente, para o trabalho temporário, o candidato não precisa ter experiência na área, tendo a possibilidade de experimentar uma área diferente e aprender um novo ofício. "Os empregos temporários são uma ótima oportunidade para que os profissionais aprendam uma nova área de atuação, além da oportunidade de conhecer pessoas diferentes e construir uma rede de contatos", diz.
Para buscar uma vaga que melhor se adapte ao seu perfil, uma boa opção é fazer uma consulta das vagas disponíveis na cidade. É possível verificar as oportunidades no Balcão de Empregos da Prefeitura, o Poupa Tempo, e também nos Classificados do Diário. Outra opção é verificar diretamente nas empresas que já têm tradição de contratar temporários, como indústrias, comércio em geral e áreas alimentícias.
Currículo certeiro
Por ser o cartão de visitas do candidato, um bom currículo pode ser um grande diferencial, afirma Ellen Leandra, especialista em RH. Para isso, é importante que o candidato mantenha seu currículo atualizado, além de tomar cuidado com a formatação do documento e com erros de ortografia e gramática.
A especialista ressalta ainda que o currículo deve ter somente informações verdadeiras. "É importante se conhecer e entender as habilidades, conhecimentos e competências que você tem, que podem ajudar na conquista da sonhada vaga de emprego", explica.
Para elaborar o currículo de forma a chamar a atenção dos recrutadores, a especialista indica que o documento seja editado de acordo com a vaga pretendida, incluindo as habilidades mais importantes para desempenhar a atividade a que se pretende candidatar. "Entendendo que é uma vaga temporária, é importante adequar seu objetivo no currículo para as vagas disponibilizadas pelas empresas, além de evidenciar as experiências ou conhecimentos que você possui que possam agregar à vaga em questão", complementa. Por fim, ela diz que demonstrar disponibilidade de horário e disposição para aprender podem ser bons diferenciais.
Olho na efetivação
Os trabalhos temporários são uma ótima chance para conquistar uma vaga definitiva, isso porque muitas empresas podem decidir aumentar o quadro e permanecer com alguns profissionais que se destacam após o término do contrato temporário.
Por essa razão, é importante que o profissional trabalhe da melhor forma possível, demonstre respeito às regras da empresa, tenha comprometimento e iniciativa. "Se for feito um trabalho bem-feito, caso não seja efetivado imediatamente, por não ser possível naquele momento, o funcionário será lembrado e, quando tiver a oportunidade, convidados para retornar", diz Ana Carolina.
Por isso, ela acrescenta que sempre é preciso fazer um trabalho bem-feito, com comprometimento, tratando bem os clientes, trabalhando bem em equipe, para ser lembrado e indicado.
(Colaborou Júlia de Britto)