Comércio de Rio Preto abre 2 mil vagas de empregos temporários
Comércio de Rio Preto está otimista e prevê alta de 150% nas vagas temporárias em relação a 2020; boa oportunidade para entrar para o mercado

Otimistas com o retorno gradual no consumo, o comércio de Rio Preto vive a expectativa de um aumento do número de vendas com a aproximação das festas de final de ano. Maior volume no fluxo de clientes significa necessidade de investimento em mão de obra temporária.
A expectativa é de que a oferta de vagas para trabalho temporário no Natal deste ano em Rio Preto cresça mais do que o dobro do que foi no ano passado, estima o Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomercio). Neste ano devem ser criadas até 2 mil vagas de empregos, um aumento de 150% em comparação com o mesmo período do ano passado – quando foram criadas cerca de 800 oportunidades.
A estimativa supera a projeção do volume de contrato temporários que havia sido realizada em 2019 – período pré-pandemia – quando o Sincomercio previu a criação de 1,5 mil empregos.
“O que mudou do ano passado pra cá é que estamos saindo da pandemia. A cidade está registrando um aumento nas contratações formais, o que deve se reverter em mais vendas no comércio”, afirma o presidente da entidade, Ricardo Arroyo.
Ele explica que neste ano deve ocorrer uma mudança nos contratos, já que muitas empresas pretendem antecipar o início das contratações. “Acreditamos que as contratações serão feitas a partir do dia 15. Com isso, os contratos que antes eram de 30 dias prorrogados por mais 30, sejam agora prorrogados por 45 dias”, comenta.
Em todo o País, devem ser disponibilizadas cerca de 565 mil vagas de trabalho temporário, estima a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criadas 471 mil vagas.
Walter Carrazone, diretor de comércio da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), acredita que a contratação de temporários, por enquanto, deve ser pontual. “As lojas avaliarão a necessidade de acordo com a sua demanda. É, inclusive, uma excelente oportunidade para quem deseja conseguir seu primeiro emprego ou está fora do mercado”, destaca.
Ainda segundo Carrazone, o sentimento é de confiança. “De uma forma geral, com a retomada, os comerciantes seguem bastante otimistas para o Natal e já estão providenciando produtos com estoque, bons preços e grande variedade. Ao que tudo indica, teremos um excelente e pujante final de ano”.
Multiplicadora da Exxponencial Multifranquias, Érika Meireles avalia que serão ao menos dez contratações de temporários para atuar neste fim de ano nas três lojas representadas pela empresa no Riopreto Shopping. “A expectativa é grande, justamente porque o movimento dos últimos meses está sendo muito bom. Acreditamos que em dezembro vamos continuar nessa toada de crescimento, por isso são necessárias as contratações temporárias”.
Uma das lojas administradas pelo grupo, a Melissa deve contratar ao menos quatro funcionárias até dezembro. “Precisaremos de meninas para trabalhar no setor de vendas, estoque e caixa”. A loja de calçados infantis Mini Melissa e a loja de vestuário masculino Mr Kitsch estão prevendo três contratações cada.
Chance de ser efetivado
Para quem está em busca de uma oportunidade, o trabalho temporário pode ser a chance de conquistar de um emprego efetivo. Para não perder a oportunidade, uma das orientações é de que o currículo do trabalhador esteja sempre atualizado, principalmente em relação às informações para contato. “O currículo deve ser claro, objetivo, e sem erros de português. Para as vagas temporárias é importante que o candidato deixe claro que tem interesse para vagas temporárias e a disponibilidade de horário”, diz Ana Martinez, CEO da Triarh.
Para os que já conseguiram o emprego temporário, a principal dica para ser efetivado é se esforçar e demonstrar proatividade desde o início, além de iniciativa e bom relacionamento. "Uma dica de ouro para os candidatos é: busquem feedbacks constantes. Isso servirá para melhoria e desenvolvimento da carreira. (FN)
shoppings abrem temporada de contratações
Riopreto Shopping
- Início da Campanha de Natal: 6 de novembro
- O Riopreto Shopping deve gerar 800 vagas temporárias até a primeira quinzena de dezembro deste ano, segundo informações da Associação de Lojistas do Riopreto Shopping. Algumas das contratações já começaram para atender ao aumento do volume de clientes desde o mês de outubro.
- Currículos: Os currículos de interessados devem ser entregues impressos na própria associação - em frente à praça de alimentação 1, ou no endereço de e-mail [email protected]. Quem não tiver currículo pronto pode ir até a associação e preencher uma ficha.
Cidade Norte
- Início da Campanha de Natal: 13 de novembro
- O centro de compras não divulgou estimativa de contratações, mas informou que a expectativa é grande diante da retomada da economia.
- Currículos: Os currículos podem ser entregues diretamente nas lojas que estão contratando ou os interessados podem se cadastrar pelo site www.shoppingcidadenorte.com.br, no ícone “oportunidades”.
Plaza Avenida
- Início da Campanha de Natal: 13 de novembro
- O centro de compras não divulgou o número de vagas para temporários, mas estimou que o volume represente até 30% do total de empregados fixos. Isso representa uma média de 450 postos de trabalho temporários reais.
- Currículos: Para buscar uma das vagas, basta levar o currículo até a administração do Plaza, na avenida José Munia, 4775. Também é possível enviar o currículo pelo site www.plazaavenida.com.br/oportunidade.asp, ou procurar diretamente as lojas.
Iguatemi
- Início da Campanha de Natal: 20 de novembro
- O shopping não revelou números, mas a expectativa é de que as contratações sejam positivas para este ano, com a retomada das atividades.
- Currículos: Os interessados devem enviar o currículo diretamente nas lojas contratantes de interesse.
Praça Shopping
- Início da Campanha de Natal: 27 de novembro
- O Praça Shopping não relevou números, mas destacou que a expectativa de que o volume de contratações seja maior este ano em relação do que foi em 2020.
- Currículos: Os interessados podem enviar o currículo pela internet, no e-mail [email protected], ou entregar pessoalmente na Central de Atendimento ao Cliente.