Diário da Região
CARNAVAL E PANDEMIA

Sem apoio da Prefeitura, organizadores se dividem sobre realização de Carnaval em Rio Preto

Após Prefeitura anunciar que não vai fomentar eventos de Carnaval em 2022, clubes e blocos discutem se vão ou não manter os eventos particulares

por Arthur Pazin
Publicado em 24/11/2021 às 13:53Atualizado em 24/11/2021 às 18:43
Bloco do Saci, em Rio Preto, em 2017 (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Bloco do Saci, em Rio Preto, em 2017 (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou nesta quarta-feira, 24, o cancelamento do Carnaval em Rio Preto em 2022. Apesar disso, eventos particulares estão autorizados a acontecer, seguindo os protocolos necessários para evitar a propagação do coronavírus.

O Automóvel Clube, por exemplo, está programando seu tradicional evento de Carnaval na sede da agremiação. Procurado pela reportagem, o clube informou que ainda não possui programação, mas seguirá com organização da festa com todos os protocolos necessários, desde que seja realmente permitida sua realização.

O Monte Líbano e o Harmonia Tênis Clube, outros clubes que tradicionalmente realizam o evento de Carnaval, informaram que ainda não decidiram se haverá ou não a folia em 2022.

Ao Diário, Nadim Cury, presidente do Monte Líbano, disse que, apesar de o clube de campo pertencer a Mirassol, que até o momento não se posicionou sobre as festividades, em reunião com a diretoria, na última semana, ficou decidido que a agremiação deverá esperar para tomar a decisão nos próximos meses.

"Diante dos cancelamentos que estão acontecendo é uma decisão complicada", disse Nadim, que afirmou se preocupar com o aumento da taxa de casos e internações. Ele também lembrou que, como médico, precisa tomar um "cuidado violento".

"Fico num mato sem cachorro. Se eu faço, posso levar pau, se não faço, posso levar pau", disse o presidente, que também questionou se havéra público caso o evento seja realizado, o que deixa incertezas em relaçao à despesa para a estrutura da festa.

Nadim também não descartou um "plano B" caso a agremiação opte por não realizar o tradicional Carnaval no clube de campo. "Podemos pensar em cada bar fazer sua bandinha ou outro tipo de evento, mas, por hora, prefiro esperar", disse.

Carnaval de rua e blocos

Ala-show da Imperatriz Rio-pretense, que realiza o projeto Sambadania (Johnny Torres/Arquivo)
Ala-show da Imperatriz Rio-pretense, que realiza o projeto Sambadania (Johnny Torres/Arquivo)

Dependendo de subsídio da Prefeitura de Rio Preto para sair às ruas, a escola de samba Imperatriz Rio-pretense confirmou que não se apresentará em 2022, após a decisão de Edinho.

No entanto, o presidente do grupo, Sérgio Parada, contou que a Imperatriz, por meio de sua ala show, deverá estar presente, neste Carnaval, em municípios da região, como Olímpia, onde o prefeito Fernando Cunha (PSD) anunciará somente em janeiro se haverá ou não a realização do evento.

Apesar de não contar com o apoio público para o evento, Parada elogiou a atitude da Prefeitura. "Foi de prevenção e cautela, uma vez que o vírus ainda continua circulando entre nós", disse. 

Tradicional no Mercadão de Rio Preto, o Bloco do Saci já estava se preparando, nas últimas semanas, para desfilar em fevereiro. No entanto, com a posição da Prefeitura nesta quarta, Durval Costa Filho, o Dinho, presidente do grupo, afirmou à reportagem que ainda aguardará as próximas determinações para uma decisão final.

O bloco conta com a participação de alunos do projeto Aquarela, que é apadrinhado do grupo e funciona no Centro Social Estoril.

Cantor Zeca Barreto, uma das atrações do Bloco do Vasco em 2020 (Divulgação)
Cantor Zeca Barreto, uma das atrações do Bloco do Vasco em 2020 (Divulgação)

O Diário também procurou o Bloco das Chicas, que disse que, até o momento, está com "esperança de realizar o Carnaval", uma vez que o coletivo que organiza o evento está "prejudicado" pela pandemia da Covid.

"Não conseguimos ganhar projeto nenhum até agora e já tínhamos projeção de captar patrocínios para fevereiro", disse Paula Golden, uma das produtoras do bloco.

Concentração da turma do Bloco do Saci, em frente ao Mercado Municipal (Divulgação)
Concentração da turma do Bloco do Saci, em frente ao Mercado Municipal (Divulgação)

Já o Bloco do Vasco, tradicional point do Carnaval de Rio Preto, que reúne foliões na rua São João, na Boa Vista, ainda não possui uma posição se realizará ou não a festa em 2022. "Vamos conversar com a diretoria e avaliar como que será encaminhada a decisão", informou Douglas Sendem, um dos coordenadores do Centro Cultural do Vasco.