SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2021
MEIO AMBIENTE

Rio-pretenses plantam 3 mil mudas em homenagem ao Dia da Árvore

Região também tem realizado plantio de mudas para celebrar a data; em alguns locais, vítimas da Covid também estão sendo homenageadas

Núcleo Digital
Publicado em 20/09/2021 às 17:49Atualizado em 20/09/2021 às 18:24
Instituto Mudar planta 400 mudas de árvores em homenagem ao Dia da Árvore, em Rio Preto (Divulgação)

Instituto Mudar planta 400 mudas de árvores em homenagem ao Dia da Árvore, em Rio Preto (Divulgação)

Nesta terça-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore. Em homenagem à data, a Prefeitura de Rio Preto, entidades, associações e até plano de saúde têm plantado, desde o final de semana, mudas, também como forma de conscientizar sobre a importância de plantar árvores. Ao todo, é esperado o plantio de 3005 mudas de árvores.

No sábado, 18, a Celmar, empresa de móveis planejados, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e o Viveiro Municipal, plantou 10 mudas em uma área fragmento de mata ao lado do Viveiro Municipal, próximo à a ponte estaiada da avenida Nadima Dahma.

No último domingo, 19, a Unimed Rio Preto, em parceria com o Instituto Mudar, por meio de seu projeto "Muda que a cidade Muda", plantou, aproximadamente, 400 árvores em uma área de lazer do município no bairro Jardim Fernandes.

Neste plantio, foi criado o Jardim da Saudade, como homenagem às vítimas da Covid-19 da cidade. O "Muda que a cidade Muda" já plantou mais de 12 mil novas árvores em Rio Preto desse 2016.

Também no domingo, o grupo Corredor ecológico, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e o Viveiro Municipal, repôs 30 mudas em uma área de plantio na avenida Sebastião Tavares, na região dos Damhas.

Na terça-feira, 21, a Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e o Viveiro Municipal, plantarão, às 8h30, 25 mudas com as crianças dos Núcleos Eldorado, Jardim Nunes, João Paulo II, Nova Esperança e Pinheirinho, núcleos do Projeto Mundo Novo. 

Às 9h30, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e o Viveiro Municipal, realizará o plantio de 2,5 mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na rodovia Délcio Custódio da Silva (km 4,5), entre Rio Preto e Ipiguá.

O evento terá a presença do prefeito Edinho Araújo, da secretária do Meio Ambiente Kátia Penteado, do superintendente do Semae Nicanor Batista Jr., de representantes da Câmara Municipal, de autoridades ligadas à área ambiental, de servidores da autarquia e de alunos da Rede Municipal de Ensino. 

Logo depois, às 10h, o Instituto Mudar, por meio de seu projeto "Muda que a cidade Muda", em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e o Viveiro Municipal, plantará 40 mudas no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, na avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, no Solo Sagrado, região Norte.

Mirassol

Prefeitura de Mirassol realiza o plantio de 300 árvores em homenagem ao Dia da Árvore

A Prefeitura de Mirassol, por meio da Assessoria do Meio Ambiente e da Câmara Municipal, em parceria com o projeto PlantAr, realizou o plantio de cerca de 300 mudas de árvores na manhã do domingo 19, na área de Preservação Permanente no início da avenida Djair José Marques no bairro Regissol I.

A ação, que contou com o apoio das empresas Graneleiro Transportes Rodoviários, Sanessol, Agora Designer, Construsol e os clubes de serviços LEO e Lions Clube, foi em homenagem as vítimas da Covid-19 de Mirassol.

Neste ano, o município já realizou - junto com a PlantAr e parceiros - o plantio de cerca de 1,2 mil mudas de árvores. Em junho foi realizado o plantio de 85 mudas de árvores das espécies pata de vaca, aroeira salsa, ipês brancos e amarelos e resedá gigant às margens da Estrada de Ferro, no bairro Beija-Flor. O local, que antes era utilizado como depósito de entulho, já havia recebido plantio de 75 mudas em março

No início deste ano, a Prefeitura já promoveu o plantio de 1 mil mudas de árvores no município, sendo 800 delas na bacia do São José dos Dourados - localizada no bairro Vale do Sol - e mais cerca de 200 mudas teve seu plantio ao lado da creche do Renascença - próximo da nascente. O  plantio teve como objetivo aumentar a quantidade de vegetação, melhorar o fluxo de água e a qualidade dos recursos hídricos do município.

Olímpia

Em Olímpia, a Prefeitura realizará, nesta terça-feira, 21, o plantio de diversas mudas nas escolas do município e ainda assinará o termo de adoção de uma praça. A ação será coordenada pela secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente.

No total, 31 escolas - incluindo entidades filantrópicas e escolas particulares - receberão novas mudas de árvores de diversas espécies, como Jacarandá, Pata de Vaca, Goiaba, Amora, Caja-manga e Ipês (rosa, branco, roxo). Os plantios serão realizados nesta semana pelos alunos, professores e coordenadores, com a supervisão dos servidores da secretaria municipal.

Ainda nesta terça-feira, será assinado o termo de cooperação de doação da Praça de Exercícios do Idoso Nair Baptista Crepaldi, localizada na Vila Hípica. Essa será a primeira praça adotada no novo projeto e o responsável será o Rotaract Club de Olímpia Integração.

Publicada recentemente, a lei do programa  “Adote Uma Praça, Áreas Verdes e de Esportes”, tem objetivo de viabilizar ações do Poder Público e da sociedade civil, visando o aprimoramento de serviços de manutenção e zeladoria, bem como a conservação, execução e preservação de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças, canteiros centrais, áreas verdes e de esportes.

A secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente tem a disposição várias praças e áreas verdes para a adoção. Os interessados em celebrar os termos de cooperação deverão apresentar na secretaria municipal um requerimento com algumas informações. Para pessoa física, o interessado deverá apresentar a proposta de manutenção das áreas e das obras, e serviços que pretende realizar, descrevendo todas as suas ações, além da cópia dos documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

Já para a pessoa jurídica, o interessado deverá apresentar a proposta de manutenção das áreas e das obras, serviços que pretenda realizar e seus respectivos valores; descrição das melhorias urbanas, paisagísticas e ambientais, inclusive com a implantação ou revitalização de mobiliários como bancos e lixeira, devidamente instruída, com projetos, plantas, croquis, cronogramas, registros fotográficos e outros documentos pertinentes assinados por responsável técnico devidamente inscrito no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou no CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, além dos documentos da empresa como cópia do registro comercial, certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constitutivo e alterações subsequentes ou decreto de autorização para funcionamento e cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.

Para mais informações sobre o projeto, a secretaria municipal de Zeladoria e Meio Ambiente está à disposição pelo telefone (17) 3279-2250, ramal 4.

Fernandópolis

Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará, na manhã desta terça-feira, 21, dois plantios oficiais, pela manhã. O primeiro será às 07h, na Escola Estadual José Belúcio, com a participação de toda equipe da unidade.

Na sequência, o encontro será com o grupo ‘Eu Amo Brasilândia’, às 09h, na Praça do bairro, contando também com a participação da Polícia Ambiental.

Em Catanduva, projeto soma 51 mudas plantadas em menos de dois meses

Em Catanduva, projeto soma 51 mudas plantadas em menos de dois meses

De agosto até agora, foram plantadas 51 mudas de árvores nas calçadas das residências de diferentes bairros de Catanduva, por meio do Projeto Arvorear. Somado ao número de maio, são 78 árvores que ganharam um novo lar só neste ano. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e conta com o apoio da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec).

A solicitação ocorre de forma simples, descomplicada e de forma gratuita ao morador. Para fazer o pedido, basta entrar em contato pelos telefones 3522-4091 ou 3521-1671 e agendar o plantio. Para facilitar a escolha, a prefeitura disponibiliza no site um catálogo online com as espécies disponíveis.

Os bairros Altos do Higienópolis, Vila Mota, Nova Catanduva, Parque Flamingo, Horizon, Agudo Romão, Jardim Brasil, Granville, Vila Soto, Alto da Boa Vista, Pachá, Solo Sagrado, Jardim São Domingos, São Francisco, Juliatti de Carvalho, Vila São Luís, Top Life, Cidade Jardim e Parque Iracema foram os mais recentes a receberem a equipe de plantio.

Entre as espécies favoritas da população, está o Ipê Branco, Resedá Comum, Resedá Gigante, Magnólia, Flor da China e Aroeira Pimenteira.

Grupo dos Corredores Ecológicos plantou árvores na região do Damha em Rio Preto (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por