Após sofrer transfobia por passageiros, estudante protesta em ônibus de Rio Preto
Confusão começou após Ravenna advertir o motorista sobre direção perigosa

Acompanhada de amigos, a estudante de direito Ravenna Louise Barbosa, 30 anos, realizou nesta segunda-feira, 2, um protesto pacífico dentro de um ônibus de transporte coletivo de Rio Preto após ser alvo de transfobia na última semana.
Segundo a vítima, durante o trajeto para o trabalho na manhã da última quarta-feira, 28, ela advertiu o motorista da linha Cidade Jardim, que estaria distraído conversando com um passageiro. O condutor não reagiu bem à “bronca”, desligou o ônibus e “convidou” Ravenna a desembarcar.
A atitude ensejou protesto de trabalhadores que, com receio de se atrasarem, direcionaram ofensas transfóbicas à estudante.
“Pelo menos eu sou (mulher) de verdade”, disse uma passageira.
Outra idosa ameaçou “te meto a faca”, e chamou Ravenna para descer do ônibus. Toda violência foi gravada em vídeo pela vítima.
“É recorrente, o motorista conversa muito com alguns passageiros, que chegam a ficar em pé do lado dele. Dirigir sem atenção é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O condutor tem o dever de prezar pela segurança de todos”, diz.
Após o bate-boca, o motorista do ônibus seguiu trajeto.
Ao compartilhar a experiência enfrentada, Ravenna, que já sofreu transfobia no Terminal Urbano, recebeu o apoio de amigos, que sugeriram um protesto no Terminal Urbano e, em seguida, na mesma linha em que foi alvo de ofensas - já que a maioria dos trabalhadores utiliza o ônibus sempre no mesmo horário.
“Armado” com cartazes que traziam mensagens de combate à transfobia e de respeito às leis de trânsito, o grupo chamou atenção de dezenas de pessoas.
“Combater a transfobia é um dever de todos”, trazia um dos cartazes.
A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria de Trânsito e do Consórcio Riopretrans sobre o episódio.
Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil deve requisitar imagens de câmeras internas para identificar as autoras das ofensas.