Diário da Região
HERÓIS DA HIGIENIZAÇÃO

Em Rio Preto, profissionais de limpeza contam como é a rotina hospitalar na pandemia

Profissionais de limpeza dos hospitais desempenham um papel fundamental, ainda mais evidente durante a pandemia; manter as unidades higienizadas protege pacientes e demais funcionários da saúde

por Ingrid Bicker
Publicado em 15/09/2020 às 21:53Atualizado em 06/06/2021 às 20:30
Vera Lúcia Teixeira de Souza (esquerda), 52 anos, e Elaine Batistela Nascimento, 37, trabalham no setor de limpeza da ala de Covid-19 do HB: serviço fundamental (Arquivo pessoal)
Vera Lúcia Teixeira de Souza (esquerda), 52 anos, e Elaine Batistela Nascimento, 37, trabalham no setor de limpeza da ala de Covid-19 do HB: serviço fundamental (Arquivo pessoal)
Ouvir matéria

Durante a pandemia, a valorização dos profissionais da saúde ficou evidente na sociedade. Médicos e enfermeiros são chamados de heróis todos os dias, mas, ao lado desses profissionais, outros não tão reconhecidos também merecem receber a mesma designação: os profissionais da limpeza, heróis e heroínas que atuam diariamente para garantir a higienização do ambiente hospitalar. Eles estão ao lado dos profissionais da saúde na linha de frente do combate ao coronavírus, fazendo um trabalho que sempre foi importante e essencial.

Com as mudanças na rotina hospitalar, causadas pela pandemia, o trabalho de limpeza tem sido redobrado, principalmente nas alas específicas para o atendimento aos pacientes contaminados pela Covid-19 ou aos suspeitos. Os profissionais da limpeza exercem um papel fundamental dentro do hospital: evitar a proliferação do vírus, protegendo a todos que precisam ficar no local, de pacientes a funcionários.

Vera Lúcia Teixeira de Souza, 52 anos, trabalha no Hospital de Base há quatro anos e afirma que sua rotina de trabalho mudou completamente depois do primeiro caso na cidade, no dia 12 de março. "Eu trabalho no Serviço Hospitalar de Limpeza (SHL) fazendo a higienização dos leitos e dos quartos dos pacientes contaminados quando recebem alta ou são transferidos para outro setor. Higienizamos as paredes, as janelas, as maçanetas, os interruptores, enfim, tudo em que o paciente toca, para que não haja a contaminação dos funcionários."

A profissional ainda conta que precisa lidar todos os dias com o medo e a preocupação, visto que, mesmo tomando todos os cuidados, está exposta aos riscos de contaminação. Ela faz o possível para evitar o contágio da doença, já que seu marido é pré-diabético, o que é um fator de risco. "Temos uma roupa paramentada, com um capote impermeável que, inclusive, é extremamente caloroso, máscaras do modelo N95, protetores faciais e duas luvas descartáveis. Toda a paramentação é trocada assim que acabamos a higienização de um quarto. Além disso, tomamos banho no hospital assim que saímos do setor. Quando eu chego em casa, ainda deixo as roupas na porta e vou diretamente para o banheiro para tomar outro banho."

Para Vera, o mais difícil é se manter bem psicologicamente - uma colega de trabalho que contraiu o vírus não resistiu. "Houve muitas mudanças e a nossa nova rotina tem sido tensa e intensa. Eu oro todos os dias para que Deus nos guarde e nos livre de toda doença. Continuo orando para que acabe logo essa pandemia."

Ter que manter o profissionalismo em momentos difíceis é extremamente desafiador, mas necessário, segundo outra profissional do HB, Elaine Batistela Nascimento, 37 anos. Ainda mais nesta situação em que tanto os pacientes quanto os médicos, enfermeiros e todos os outros funcionários dependem do trabalho da equipe de limpeza - a higienização correta e frequente é a principal medida para evitar a proliferação do vírus. "No começo da pandemia eu fiquei apreensiva, mas não desisti, pois sei que desempenho um papel importante. Eu me apeguei a Deus em orações, faço minha parte, me cuido e me protejo."

Elaine ainda menciona que a pior parte do trabalho é ter que conviver com a dor e a tristeza de inúmeras pessoas que estão no local sofrendo por conta da doença. Por outro lado, observar a luta diária dos pacientes, mesmo que indiretamente, proporciona motivação e faz os profissionais se emocionarem. "É muito triste para nós, que estamos ali dentro, ver a situação dos pacientes de perto. Mas, sempre que entramos nos quartos, nós desejamos um bom dia, perguntamos como a pessoa está e falamos que vai ficar tudo bem", afirma.

A diretora administrativa do HB, Amália Tieco, exalta importância do trabalho. "São colaboradores fundamentais no processo hospitalar, principalmente neste momento de pandemia. Agradecemos muito o comprometimento e a dedicação destes profissionais, que estão sempre de prontidão."

Até o momento, em Rio Preto, 2.095 profissionais de saúde - incluindo médicos, enfermeiros, funcionários da limpeza, entre outros - foram infectados pelo coronavírus. A Prefeitura não informou quantos morreram.

(Colaborou Ingrid Bicker)

Dicas de limpeza

Em casa ou no escritório de trabalho intensificar a higienização do local  fazer a limpeza com mais frequência utilizar álcool em gel ou álcool 70% dar atenção à higienização de maçanetas, corrimãos e interruptores limpar os aparelhos eletrônicos manter as janelas abertas para circulação do ar evitar levar objetos de fora para o local utilizar água sanitária diluída em água para a limpeza geral dos pisos lavar as mãos com frequência manter os equipamentos de limpeza higienizados

Alteração também fora dos hospitais

Não foram apenas os profissionais da limpeza que atuam em hospitais que tiveram a rotina de trabalho intensificada. Aqueles que trabalham em estabelecimentos e clínicas também precisaram redobrar o cuidado com a higienização. Foi o que aconteceu com os funcionários da empresa SPSP, que é especializada em serviços de diversos setores, inclusive de limpeza. Eles prestam serviço para o Plaza Avenida Shopping, de Rio Preto, e precisaram iniciar uma nova rotina.

Adenir Aparecida Polizelli, 38 anos, é uma dessas funcionárias. Ela considera o seu trabalho fundamental tanto para sua vida quanto para a das outras pessoas, ainda mais durante a pandemia. "Me mantenho como peça chave da jornada de prevenção ao vírus. Acredito que, mesmo com o pouco caso de boa parte da população, eu estou na linha de frente para passarmos por esse momento difícil que estamos vivendo."

O superintendente do Plaza Avenida Shopping, Carlos Affonso, afirma que os profissionais da limpeza são fundamentais e que, com a pandemia, os cuidados com essa área foram redobrados. "Sempre nos preocupamos muito com a limpeza e higienização do shopping. Mas com a pandemia foi preciso fazer ainda mais, pois precisamos cumprir uma série de determinações e novos procedimentos para garantir não apenas a limpeza, mas para evitar qualquer tipo de contaminação. Para isso, reforçamos o número de profissionais de limpeza e redobramos os cuidados. O trabalho diário deles é imprescindível para garantirmos um ambiente ainda mais seguro a todos."

Segundo o gerente de relacionamento e inovação ao cliente da SPSP, Gustavo Guedes, também foi necessário desenvolver algumas técnicas para refletir na segurança do público que frequenta o local e também dos próprios funcionários. "As superfícies passaram a ser limpas com mais frequência, porque não sabemos se as pessoas que estão em trânsito estão ou não infectados. Limpeza é saúde, é imprescindível no combate à propagação do coronavírus. Os cuidados com a saúde dos colaboradores são controlados pelo uso de máscara, luvas, álcool em gel, entre outras medidas de segurança."

(Colaborou Ingrid Bicker)