SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2022
TURISMO

Sem horários

Sommar, ilha da Noruega, decide 'eliminar o tempo'

Núcleo Digital
Publicado em 16/07/2021 às 17:12Atualizado em 19/07/2021 às 14:36

Já pensou viver em um lugar onde não existe relógio? E que você pode, por exemplo, trabalhar, jogar futebol ou até nadar de madrugada? Na ilha de Sommar, na Noruega, os moradores decidiram viver dessa maneira e se abdicar dos horários. O destino com pouco mais de 300 habitantes passa boa parte de seus dias em total escuridão ou em plena luz, sendo que de novembro a janeiro, a cidade fica imersa na escuridão e o sol que nasce em maio, só vai se pôr no final de julho, ou seja, é uma época de noites e madrugadas ensolaradas. Por isso, os moradores acham desnecessário que suas vidas sejam reguladas pelo relógio. Ficou curioso para entender essa situação de vida sem horários? Confira a seguir, que vamos explicar! (Colaborou Emanuelle Cristina)

Abolição da rigidez na medição do tempo

Os moradores de Sommar, que vivem 69 dias do ano sob a luz contínua do Sol, convocaram uma assembleia que tomou uma decisão inusitada: eliminar os horários. O acordo consiste na abolição da rigidez na medição do tempo, com o objetivo de proporcionar o máximo de flexibilidade, 24 horas por dia e sete dias por semana, possibilitando a pessoa a fazer o que quiser, em qualquer horário do dia e não se limitar a um horário fixo. Por exemplo, se você quiser pintar a sua casa às 3h da manhã, é permitido. Apesar da concordância geral, há alguns pontos negativos: os turistas podem ficar perdidos em relação aos horários de entrada e saída dos hotéis e até da abertura de bares e restaurantes, além disso, se a iniciativa se concretizar, será preciso ver como será aplicada depois do verão, quando forem retomadas as aulas nas escolas e, no decorrer do ano, nas suas 69 onipresentes noites. 

  

 (Canva/Banco de Imagem)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por