SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2021
Lifestyle

Ana Maria Braga: a rainha das manhãs

Jéssica Reis
Publicado em 03/07/2021 às 00:20Atualizado em 12/07/2021 às 08:56

"Acorda, menina!". Você certamente já ouviu essa frase de Ana Maria Braga, a jornalista e apresentadora do Mais Você, desde 1999, é figura marcante nas manhãs da Globo. Carismática, alegre, sensível e apaixonada por animais, ela também cativa pelas frases motivacionais e reflexões diárias.

Aos 72 anos, ela já enfrentou 4 vezes o câncer, superou e está saudável. Há mais de 20 anos no ar, Ana Maria leva alegria a milhões de brasileiros, em especial, às donas de casa. E você sabia que tudo começou em Rio Preto?

Nascida em São Joaquim da Barra, Ana Maria veio para Rio Preto estudar e contou com a ajuda de uma tia que residia na cidade. Por aqui, fez um mês e meio de cursinho e passou no vestibular da Unesp.

Carreira

Ana Maria Braga começou a trabalhar no Diário da Região como 'past up', extinta função, responsável por revisar textos e inserir manualmente letras nas páginas do jornal.

Em 1974, estreou na extinta TV Tupi, onde ficou até 1980, produziu e dirigiu o programa de variedades 'Agora Boa Tarde', exibido ao vivo. Segundo o Memória Globo, também apresentou o telejornal 'Panorama' e, uma vez por mês, comandava o musical Grande Parada, com o ator Tony Ramos.

Apaixonada pelo trabalho na TV, se formou em jornalismo. Trabalhou em assessoria de imprensa e, entre 1983 e 1993, ocupou a diretoria de publicidade das revistas femininas da editora Abril. Durante sua gestão, a revista Elle foi implantada no Brasil.

Em 1993, Ana Maria foi convidada para dirigir o programa de culinária na TV Record, o Note e Anote. Foi lá que seu estilo ficou marcado, ao passar debaixo da mesa depois de provar as receitas preparadas no programa.

Em 1999, recebeu o convite para trabalhar na Globo e apresentar o Mais Você, que está no ar até hoje.

Vida pessoal

A apresentadora tem dois filhos, Mariana e Pedro, fruto do relacionamento com o ex-marido, o economista Eduardo de Carvalho, com quem foi casada de 1980 a 1992. Ela é avó de Joana, Bento, Maria e em junho nasceu o quarto neto.

O ano de 2020 foi difícil, Ana Maria perdeu seu parceiro de trabalho, Tom Veiga, intérprete do inesquecível Louro José, em 1º de novembro. Em um bate-papo com a revista Vida&Arte, Ana Maria falou sobre carreira, saúde e sobre os momentos de lazer.

Vida&Arte - Você nasceu em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto, o que te levou a São José do Rio Preto?

Ana Maria Braga - Saí de São Joaquim da Barra com 18 anos, meu pai não queria que eu estudasse, preferia que eu casasse e que fosse professora primária. Foi quando eu descobri que tinha uma tia em São José do Rio Preto. Decidi fugir, fiz uma mochila, pulei a janela, fui para a estrada. Peguei uma carona e cheguei lá. Depois que meu pai descobriu onde eu estava, ele foi lá me buscar. Todo paramentado, como sempre andava pela cidade, no alto dos seus 80 anos, era um italiano bem vestido, com terno de linho, chapéu e um 38 na cintura, e me disse: "Você vai embora comigo", e eu voltei com ele. Daí eu disse a ele: "Olha pai não vai dar, eu vou estudar". E ele me disse que se eu saísse de casa não ganharia um tostão. E saí, e foi ótimo, eu aprendi muito com isso. Tive que me virar para sobreviver.

V&A - Quais as principais lembranças de Rio Preto?

Ana Maria Braga - São maravilhosas, época muito boa, conheci muita gente, trabalhei em diferentes empregos, estudei muito.

Tudo era novidade.

V&A - Você é uma mulher que é símbolo de força e inspiração para muitas outras. De onde vem essa força?

Ana Maria Braga - Das conquistas diárias, da vida, da minha família, eu busco em cada atitude encontrar um aprendizado.

V&A - São mais de 20 anos no ar. O que te move todos os dias para levar alegria e entretenimento para milhões de brasileiros?

Ana Maria Braga - Eu amo o que faço e essa paixão pelo trabalho eu sempre tive. Saber que milhões de pessoas me assistem diariamente me motiva a oferecer o mais perfeito, e isso acontece ao lado da minha equipe que busca criar o melhor programa possível diariamente.

V&A - Qual é o balanço que você faz desses anos todos na TV?

Ana Maria Braga - A televisão brasileira é motivo de orgulho para todos. Temos as melhores novelas e programas de entretenimento do mundo. Nosso jornalismo é ágil, eficiente e atual. As emissoras de TV empregam e geram milhares de empregos. Nossa criatividade é infinita. A TV ainda é o maior entretenimento da família brasileira, tem vida muito longa.

V&A - Como lida com as críticas da imprensa?

Ana Maria Braga - Já me importei muito, hoje leio o que me interessa. Só não admito mentira, se mentirem e inventarem qualquer assunto ligado ao meu nome, busco retratação imediatamente.

V&A - Você já enfrentou o câncer 4 vezes, sempre com muita coragem e transparência. O que te ajudou a passar por isso?

Ana Maria Braga - A minha família, amigos, os médicos, a minha confiança na ciência, o amor dos fãs e a minha fé, que é inabalável.

V&A - Como está sua saúde hoje?

Ana Maria Braga - Estou ótima.

V&A - A morte precoce de Tom Veiga pegou o Brasil de surpresa. O que o querido 'Louro José' representou e representa na sua vida?

Ana Maria Braga - A falta é muito grande, foram anos e anos ao meu lado, como um filho, um grande amigo e um artista de um talento admirável. O Louro José é um filho que virou estrela e que tenho muita saudade.

V&A - Como é a Ana Maria longe da TV? O que gosta de fazer?

Ana Maria Braga - É a mesma que você vê no ar, mas quando consigo gosto muito de pescar.

V&A - Como tem sido sua rotina com a pandemia, o que mudou?

Ana Maria Braga - Atualmente, com todo o cuidado exigido, vou à emissora onde apresento o Mais Você e depois volto para casa, onde faço reuniões virtuais. Antes os compromissos externos eram muitos.

Ana Maria Braga (Divulgação)
Ana Maria Braga (Divulgação)
Ana Maria Braga em sua horta orgânica (Reprodução/Instagram)
Uma das paixões da apresentadora são os animais (Fotos: Reprodução/Instagram)
Ana Maria Braga e a filha Mariana (Reprodução/Instagram)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por