SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2022
SIRVA-SE

Petiscos e bebidas formam a dupla perfeita do happy hour

Com o fim do período de recesso e férias coletivas em muitas empresas, os bares e restaurantes estão à espera do público que gosta de dar “aquela esticadinha” depois do trabalho

Da Redação
Publicado em 13/01/2022 às 21:16Atualizado em 13/01/2022 às 21:50

Após as festas de fim de ano, marcado por férias coletivas e recessos de muitas empresas, os bares e restaurantes de Rio Preto já estão preparando um menu especial, com promoções e descontos, para receber o público que busca curtir um happy hour. Afinal, quem não gosta de dar “aquela esticadinha” com os colegas de trabalho para tomar uma cerveja e comer alguns aperitivos?

E, apesar da nova onda de Covid-19, os proprietários dos estabelecimentos destacam dá para descontrair depois de um dia de trabalho, mantendo todos os cuidados sanitários, até porque o happy hour é um pequeno intervalo de tempo – das 17h às 20h. Os bares e restaurantes ouvidos pelo Diário seguem os protocolos de higienização e controle de entrada dos clientes, conforme orientações da prefeitura e do governo do Estado de São Paulo.

“Recebemos muitos jovens e grupos de amigos nesses horários, que buscam antecipar suas celebrações para não comprometer o trabalho no dia seguinte”, afirma Anne Royo, sócia-proprietária do Outback Iguatemi Rio Preto.

Outro ponto que já se tornou referência entre os rio-pretenses para curtir o fim do dia entre amigos é o Quintal Food Park. Segundo a proprietária, Tatiana Nunes, “geralmente o happy hour acontece de quarta-feira a sexta-feira, e algumas das promoções duram a noite toda.” Mas o local também funciona aos sábados e domingos.

Recém chegado a Rio Preto, o Dodge American Bar tem um cardápio especial para atender essa clientela durante a semana. Segundo o dono do bar, Gustavo Weber, além de grupos formados por colegas de trabalho, muitos casais curtem juntos o happy hour. “Muita gente gosta de aproveitar o final da tarde para descontrair, depois de um dia de muito trabalho ou estudos”, diz

Petiscos e bebidas

Os pratos comuns para esse momento de confraternização entre amigos são porções de batatas fritas, espetos de carnes e petiscos, acompanhados por uma cerveja gelada ou um suco e refrigerante, para quem não costuma ingerir bebida alcoólica. No Dodge American Bar, os mais pedidos na parte de bebidas são chope, caipirinha e drinks variados. Já dentre os aperitivos, os destaques são as porções de boteco, como coxinha de frango com catupiry, frango crocante, panceta, dadinho e pizza.

No Outback, são servidos dois pratos específicos para esse período: A porção de seis miniburgers (com queijo especial, ketchup, mostarda, picles e cebola roxa, acompanhados por fritas) e a porção de coxinha de costela com molho barbecue e limão siciliano. Mas o carro-chefe fica por conta da bebida: o chope na caneca congelada.

No Quintal Food Park, os aperitivos mais procurados durante o happy hour são minipizzas, porções de batatas e frango fritos, kit petisco, pão de queijo e torradas, além do espaço quintal beer, com a oferta de chopes e cervejas a preços especiais. Mas para quem deseja ficar em casa e aproveitar o final da tarde para criar um happy hour mais intimista, os donos dos bares deixaram duas receitas de aperitivos para fazer bonito com os amigos.

Frango crocante

Ingredientes

  • 750 gramas de coxa e sobrecoxa de frango
  • 300 gramas de batata
  • 100 mililitros de suco de limão
  • 2 gramas de alecrim
  • 5 gramas de sal
  • 20 gramas de condimentos

Modo de preparo

Deixe os cortes de coxa e sobrecoxas do frango marinando em suco de limão, sal, pimenta, alecrim e condimentos especiais, acompanhados com batatas rústicas.

Depois, empane o frango com farinha branca e frite em óleo quente (180 graus). As batatas rústicas são cozidas e depois fritas também a 180 graus. Se preferir, acompanhe com molho barbecue.

 Chef: Tiago Vilela, do Dodge American Bar

Guacamole com cenoura

Ingredientes

  • 3 abacates maduros
  • 1 cenoura cortada em brunoise (cub bem pequenos)
  • 2 talos de salsão cortados em brunoise
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (café) de curry
  • 50 colheres de azeite extra virgem
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Corte o abacate em cubos e corte o limão. Depois misture o restante  dos ingredientes e sirva com tortilhas de milho triangulares ou torradinhas.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Quadradinhos de polenta

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 800 gramas de fubá
  • sal a gosto
  • óleo para fritar
  • manteiga para untar
  • queijo parmesão para servir

Modo de fazer

Coloque a água e um pouco de sal numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, acrescente o fubá aos pouquinhos, mexendo sem parar, para não embolotar. Continue mexendo até a polenta começar a desgrudar da panela (o processo pode levar cerca de 40 minutos). Despeje a polenta numa assadeira untada com manteiga e espere esfriar e endurecer. Corte em quadradinhos e frite no óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva com bastante queijo parmesão.

Fonte: Revista Casa e Jardim

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por