Diário da Região
Gastronomia

Opções saudáveis para pratos tradicionais

Tendência na gastronomia, substituições de ingredientes permitem criar pratos que são cheios de sabor; dá para fazer macarrão de abobrinha, hambúrguer de feijão e até estrogonofe de shimeji

por Beto Carlomagno
Publicado em 23/01/2019 às 18:19Atualizado em 07/07/2021 às 08:22
Exibindo 0 de 0
Vegburger feito de feijão com legumes (Divulgação)
Vegburger feito de feijão com legumes (Divulgação)
Sirva se Lucas Santo Fit - Substituições saudaveis na cozinha - espagueti de abobrinha - Lucas Garcia Saden com a mãe Ivani  Cristina Garcia (Mara Sousa 23/1/2019)
Sirva se Lucas Santo Fit - Substituições saudaveis na cozinha - espagueti de abobrinha - Lucas Garcia Saden com a mãe Ivani Cristina Garcia (Mara Sousa 23/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Estrogonofe de shimeji vegano servido no restaurante Grindélia (Guilherme Baffi 22/1/2019)
Heloísa Nascimento, chef vegana e proprietária da La Cebollita Comida Vegana (Divulgação)
Heloísa Nascimento, chef vegana e proprietária da La Cebollita Comida Vegana (Divulgação)
Ouvir matéria

Hoje em dia, muita gente vive atenta ao que está comendo. Seja por dieta, por uma busca por uma alimentação mais saudável, por restrições alimentares ou até por uma mudança de filosofia de vida, com a adesão do veganismo, por exemplo, é comum que a busca por novidades e opções seja constante e incessante.

A substituição alimentar entra como ponto fundamental nesse processo. As trocas saudáveis são uma das tendências da gastronomia mundial e vão ganhando força para quem quer se alimentar bem, mas não viver apenas de salada. E as opções são muitas. Dá para fazer uma infinidade de receitas que vão ao encontro da questão da vida saudável e não perdem em nada em sabor, segundo os especialistas.

"Todos os alimentos que usamos normalmente na cozinha do dia a dia podem ser substituídos por opções vegetais e mais saudáveis. Fazer isso é relativamente simples e não demanda grandes esforços ou investimentos financeiros, muito pelo contrário, muitos desses pratos ficam até mais baratos", conta Heloísa Nascimento, chef vegana e proprietária da La Cebollita Comida Vegana.

Heloísa é especialista, inclusive, no assunto de substituição. Desde que aderiu ao veganismo, decidiu abolir produtos de origem animal de sua empresa também e passou a se dedicar a criar releituras de pratos tradicionais.

"Busco oferecer alternativa para tudo que existe na cozinha convencional sempre respeitando a base vegana. Então, passamos por todo tipo de culinária. 'Vaca não atolada' (versão vegana da vaca atolada), feijoada, espaguete, filés vegetais, 'vegburger' (que é o nome que dou para o burger da minha cozinha), 'batatalhoada' (versão vegana da bacalhoada) estrogonofe, sushi, chilli, queijos e recentemente fiz até caviar vegano".

Uma das opções de substituições é, justamente, o hambúrguer sem carne, o vegburger de feijão fradinho com cenoura e azeitona de Heloísa. "É fácil, pode ser congelado, tem ótima usabilidade no dia a dia e ainda tem excelente aceitação entre as crianças. A pessoa pode agregar qualquer legume que quiser e até misturar outros grãos. O feijão fradinho tem uma textura mais consistente e, por isso, é muito fácil de dar 'liga' para modelar e assar ou fritar. Além disso, ele é rico em fibra, ferro, zinco, proteínas, potássio, uma ótima fonte de manganês e pobre em calorias e gorduras".

E se o seu desejo é por uma macarronada, mas quer evitar massa a todo custo, dá para preparar um prato cheio de sabor e bastante saudável usando a abobrinha. Lucas Garcia Saden e sua mãe Ivani Cristina Garcia, proprietários da Santo Fit, empresa de comida saudável, fizeram exclusivamente, a pedido do Diário, o prato.

"É um espaguete de abobrinha ao molho de tomate natural, uma boa pedida para todo mundo por ser, na verdade, uma opção low carb, vegana, zero lactose, zero glúten, pois é basicamente abobrinha, tomate e os temperos naturais. Para quem busca diminuir o carboidrato ou segue uma dieta low carb, esse espaguete de abobrinha é a melhor opção. E tudo sem perder o sabor", adianta Lucas.

Já para aqueles que comem carne e até fazem questão de inserir o alimento na refeição, a opção é colocar carne moída no molho. "Com carne ele é todas essas opções - low carb, zero lactose, zero glúten -, menos vegano", completa Lucas.

A Santo Fit é focada em soluções congeladas voltadas para dietas light, low carb, vegana, "maromba" e detox.

Agora, se seu desejo é por um estrogonofe, mas quer evitar os ingredientes calóricos e até a carne, dá para preparar um prato cheio de sabor e bastante saudável. A sugestão é um estrogonofe de shimeji que o restaurante Grindélia tem em seu cardápio e que faz sucesso.

"É um estrogonofe vegano, sem nenhum ingrediente de origem animal. Sua base é a abóbora cabotiá e biomassa de banana verde para engrossar o caldo e que é um excelente complemento para uma série de pratos por ser rica em fibras. O shimeji é um alimento rico em proteína, por isso usamos como opção sempre que necessário para dar o aporte que o prato pede", explica Bruna D'Livia Guerra de Toledo, sócia proprietária da Grindélia.

Segundo Bruna, diariamente o restaurante, que é descrito como vegetariano saudável, oferece pratos que investem na questão da substituição, mas sempre em busca de sabor. "O intuito é fazer uma comida caseira que faça com que os clientes se sintam em casa. Um cardápio mais funcional, onde os macro nutrientes estão em equilíbrio", diz Bruna.