Diário da Região
SIRVA-SE

Festival e festa junina em shoppings de Rio Preto movimentam o final de semana

Dois eventos movimentam o final de semana em Rio Preto. Riopreto Shopping traz o sabor do churrasco com cervejas artesanais no Beer & BBQ e Iguatemi promove os pratos típicos desta época em festa junina

por Salomão Boaventura
Publicado em 23/06/2022 às 20:40Atualizado em 24/06/2022 às 08:42
Exibindo 0 de 0
Bacon bomb, servido no Beer & BQQ, leva acém de Angus moído temperado com pimenta jalapeño, recheio de queijo e bacon fatiado em volta. O prato ainda é coberto com barbecue de tamarindo ou de goiaba (Divulgação/Ricardo Boni)
Bacon bomb, servido no Beer & BQQ, leva acém de Angus moído temperado com pimenta jalapeño, recheio de queijo e bacon fatiado em volta. O prato ainda é coberto com barbecue de tamarindo ou de goiaba (Divulgação/Ricardo Boni)
Mix de bolinhos, da festa junina do Iguatemi, traz coxinhas de frango com Catupiry, bolinhos de milho, bolinhos de linguiça, pérolas de queijo e bolinhos de feijoada (Divulgação)
Mix de bolinhos, da festa junina do Iguatemi, traz coxinhas de frango com Catupiry, bolinhos de milho, bolinhos de linguiça, pérolas de queijo e bolinhos de feijoada (Divulgação)
Ouvir matéria

Quem quer aproveitar o final de semana com boa comida, cerveja gelada e com os quitutes juninos tem diversão garantida em eventos gastronômicos em dois shoppings de Rio Preto. Enquanto no Beer & BBQ, do Riopreto Shopping, será possível degustar pratos como o “frango, costela e porco com purê de cabotiã, mel e tamarindo”, a festa junina do Shopping Iguatemi estará repleta das delícias típicas desta época do ano. Ambos os eventos, que acontecem ao ar livre, também prometem muita música e diversão para toda a família.

O Beer & BQQ será realizado hoje, 24, das 18h às 22h e no final de semana, 25 e 26, das 12h às 22h. Como em todo churrasco, a música não fica de fora. Haverá shows de rock, blues, jazz e MPB.

A entrada é gratuita e os pratos podem ser encontrados por valores a partir de R$ 30. Quem desejar, pode levar uma peça de roupa ou cobertor em bom estado. As doações serão entregues para instituições de Rio Preto.

Idealizado pelo Santo Lúpulo e Badaró Cozinheiro, o Beer & BBQ terá quatro estações de churrasco (parrilha, fogo de chão, pit smoker e buchery) e 50 torneiras com cervejas artesanais de 20 cervejarias. O chef Alexandre Vilela, o Badaró, conta que as estações trazem opções como: picanha e fraldinha; risoto; costela, frango e porco com purê de cabotiã, mel e tamarindo; brisket mandioca gratinada com queijo coalho; bacon bomb; burguer; pulled pork (pão, copa lombo de porco defumada e desfiada).

Segundo Badaró, o prato “costela, frango e porco com purê de cabotiã, mel e tamarindo” foi criado para o evento. “O frango fica defumando em um varal, a costela bovina e o porco são assados na lenha por 12 horas. Um prato clássico que a gente serve com essas proteínas é o purê de cabotiã. Eu resolvi colocar mel e tamarindo no purê para dar um ‘up’ no prato”, conta. Essa ideia veio de uma receita que ele servia em seu restaurante há alguns anos. “No restaurante, eu fazia um caldo de cabotiã que ia tamarindo, mel, gorgonzola e curry. Todo mundo que me encontra, pede esse prato. Como nunca tinha feito o purê assim, decidi tentar”, revela. Badaró revelou para o Diário a receita desse famoso caldo de cabotiã. Confira nesta página.

Badaró conta que será possível harmonizar pratos e cervejas. “Dá pra harmonizar do jeito que quiser, vai ter muita cerveja bacana e haverá sommeliers de cerveja para ajudar a tirar dúvida”, diz.

Festa junina

Os apaixonados pelas festas juninas irão se deliciar com chocolate quente, quentão, pipoca, paçoca, milho verde e muitas outras delícias em um mix gastronômico que acontece no estacionamento do Shopping Iguatemi. A entrada é gratuita e os pratos podem ser encontrados por valores a partir de R$5.

A festa junina, que é uma parceria com o grupo Vila Dionísio, começa hoje, 24, a partir das 18h. No sábado, 25, a festa começa às 17h, e no domingo, 26, o início será a partir das 16h. Claro que não vai faltar música para dar o tom junino ao evento. Todos os dias, o evento segue até às 22h.

“Temos uma grande expectativa em torno desta festa. Estaremos lá com a turma do Chico Barrigudo, que é nosso boteco tradicionalmente brasileiro, mas também teremos pratos que são a marca do Vila Dionísio, como a nossa famosa coxinha”, comenta Alexandre Zanin, sócio-proprietário do grupo Vila Dionísio.

Caldo de cabotiã com tamarindo, mel e gorgonzola

Ingredientes

  • 1 cabotiã média, sem casca e sem sementes
  • 2 cebolas bem picadas
  • 4 dentes de alho
  • 200g de polpa de tamarindo
  • 100ml de mel
  • 150g de gorgonzola

Modo de Preparo

Cortar a cabotiã em cubos e refogar junto com o alho e a cebola em uma panela de fundo grosso. Depois que estiverem murchos, juntar a polpa de tamarindo, o mel e cobrir com água. Deixar cozinhar até a cabotiã ficar bem macia, quase desmanchando. Esperar esfriar, bater no liquidificador e reservar. Como opcional, em uma outra panela, adicionar um pouco de curry vermelho e dourar até fazer uma pasta. Juntar o caldo da cabotiã, colocar sal e pimenta vermelha a gosto. Se estiver muito grosso, colocar um pouco de água. Na hora de servir, esfarelar o queijo gorgonzola no prato e colocar o caldo por cima.

Fonte: Chef Alexandre Vilela (Badaró)