Doces fit são opção para quem quer adoçar a vida sem sair da dieta
Com a febre dos doces fit, os doceiros de plantão podem se deliciar com as iguarias sem medo de estragar a dieta











Para quem gosta de doces, fazer dieta se torna algo ainda mais difícil. Deixar de lado as guloseimas cheias de açúcar é o maior dos sofrimentos para aqueles que adoram adoçar a vida com umas – muitas – iguarias. Mas, hoje, isso já não é um problema tão grande. Com o avanço da gastronomia voltada para o mundo fitness, as opções para os doceiros são infinitas.
Gosta de brigadeiro. Tem opção feita de Whey Protein, de coco. Quer um bolo? Não faltam opções que te trarão o prazer e a saciedade de um bolo normal, sem acrescentar todas as calorias que ele apresenta. Seu fraco é o sorvete? Há opções para matar a vontade sem trazer a culpa. E o melhor de tudo é que essas receitas estão cada vez mais saborosas, acabando com aquela desculpa de que não é a mesma coisa.
Mas o que pode ser caracterizado como um “doce fit”? Segundo a nutricionista Selma Silva de Oliveira, docente do Senac Rio Preto, são aqueles doces voltados a um público que pratica exercícios regulares, esportistas, pessoas preocupadas com saúde e, principalmente, estética. “São utilizadas, em sua composição, proteínas, suplementos alimentares, carboidratos de baixo índice glicêmico, alimentos antioxidantes, ‘gorduras boas’, fibras, entre outros ingredientes”, afirma.
E apesar desses doces serem uma boa opção nas mais diversas situações, a nutricionista alerta que, para atingir resultados concretos, eles precisam fazer parte de uma dieta completa. “São boas opções desde que façam parte de um plano alimentar diário equilibrado e individualizado. Somente eles, por si só, não darão resultados de mudança de composição corporal. Alimentação adequada, hidratação e exercícios físicos regulares e orientados são os pilares da boa saúde e estética.”
Ainda segundo a nutricionista, mesmo com grande parte desses doces fit contendo algum tipo de suplemento alimentar em sua composição, não há nenhuma contraindicação. Ainda assim, não é porque ele é considerado mais adequado que você pode abusar do consumo. Whey Protein e outros suplementos à base de proteínas ou aminoácidos isolados têm como objetivo completar a quantidade necessária de proteína diária de uma pessoa e, assim, adequar às respostas fisiológicas do exercício, afirma Selma.
“Essa quantidade varia de pessoa para pessoa. Para o consumo de qualquer suplemento, deve-se procurar um profissional nutricionista para que ele possa ajudar a fazer os cálculos do plano alimentar e estabelecer metas, em parceria com o profissional de educação física, que estabelece e orienta o treino. Porém, a quantidade de Whey Protein, que é a proteína do leite, em uma porção dos chamados ‘doces fit’ pode ser consumida por qualquer pessoa, não há contraindicação. Deve-se ter em mente que, como qualquer doce, recomenda-se consumo com moderação.”
Febre
Em Rio Preto, não faltam opções para quem busca uma alimentação mais saudável. É uma febre. São diversos empreendimentos com os mais variados tipos de produtos. E o doce fitness está em destaque. Natália Fernanda Rodrigues criou a Nathi Fit há dez meses com o foco na comida salgada, mas o doce foi entrando devido a pedidos e ela já se prepara para torná-los parte integral da empresa.
Atualmente, ela tem dois produtos que fazem muito sucesso no segmento e servem para um bom café da tarde. Trata-se do bolo de banana fit e do cappuccino termogênico. O bolo é feito sem farinha branca e leite. Sua composição conta com ovos, farinha de aveia, mix de castanhas, açúcar mascavo e demerara e a própria banana.
“São muitos ingredientes e esses ingredientes são escolhidos a dedo para o bem-estar. Ele é funcional, por conta da canela, e é feito para dar aquela sensação de saciedade também. Além disso, ele fica bem molhadinho por conta da própria banana. Uso a fruta bem madura, quase no limite dela estragar. Uso metade da receita batida no liquidificador e metade quebrada. Misturo tudo na massa e isso deixa o bolo mais molhadinho”, conta Nathi.
Já o cappuccino completa a refeição e ainda ajuda quem pratica atividade física. “Gosto de dizer que é um cappuccino com sabor de cappuccino de verdade. Feito com café solúvel, leite em pó, gengibre, canela, chá verde, cacau em pó e é adoçado com xilitol. Sem restrição. E é ótimo para quem treina. Ele tem vários ingredientes que servem como termogênicos.”
Mariana Caldeira é outra empreendedora de Rio Preto que viu nos doces fit uma oportunidade. Ela criou a Contém Amor Doces Fit. Eles produzem guloseimas em potinhos sem glúten, sem lactose, que se inserem nas dietas low carb. Tudo com zero açúcar e zero conservantes. “Temos cinco produtos que atendem a todos os públicos. Do fitness ao diabético. E a aceitação está muito boa”, conta.
Recentemente eles lançaram duas novidades, o brigadeiro de coco com Whey Protein e um cheesecake vegano, o primeiro produto da empresa nessa linha de alimentação. E segundo Mariana o sucesso está na qualidade dos ingredientes, que agradam o paladar e não ficam te lembrando o tempo todo que se trata de um substituo para o seu desejo de açúcar.
“Nossa escolha dos produtos é para oferecer essa experiência para os consumidores. E recebemos muitos elogios, gente que fala que nosso brigadeiro é até melhor que o normal, por exemplo.”
Sorvete pós-treino
O Whey Protein faz parte da rotina de quem treina com frequência. Normalmente, as pessoas ingerem essa dose extra de proteína após a atividade física batida com água. O sabor, apesar de ter melhorado muito nos últimos anos, não é do agrado de todo mundo. Pensando nisso, o rio-pretense Thiago Navarro criou a Healthy Body Comida Inteligente. A empresa produz sorvetes naturais à base de Whey Protein e batata doce.
“Ele é feito com batata doce natural, Whey Protein, óleo de coco, stevia, ovos, leite desnatado. Em vez de o cliente tomar o Whey batido com água, ele pode substituir pelo s Núcleo Digital orvete. E nesse calor é uma boa pedida. E aqueles que não gostam de batata doce podem ficar tranquilos porque o sabor final é uma delícia”, explica Thiago.
A quantidade de proteína usada para a confecção do sorvete foi calculada levando em conta o quanto, em média, precisamos após o treino. Mas ele pode ser tomado em qualquer horário. E é uma boa opção para matar a vontade do doce, afirma o criador. “Ele é muito saudável, todo natural.”