Diário da Região
Gastronomia

É café da manhã ou almoço?

por Jéssica Reis
Publicado em 03/07/2021 às 00:18Atualizado em 15/07/2021 às 14:59
Exibindo 0 de 0
O brunch é uma refeição intermediária entre o café da manhã e o almoço (Canva/Banco de imagem)
O brunch é uma refeição intermediária entre o café da manhã e o almoço (Canva/Banco de imagem)
Aqueça uma fatia de pão integral ou de pão de fermentação natural na frigideira, frite um ou dois ovos e coloque por cima. Pode ser servido com bacon ou avocado. Sugestão do Vida Saudável Bistrô (Vida Saudável Bistrô/Divulgação)
Aqueça uma fatia de pão integral ou de pão de fermentação natural na frigideira, frite um ou dois ovos e coloque por cima. Pode ser servido com bacon ou avocado. Sugestão do Vida Saudável Bistrô (Vida Saudável Bistrô/Divulgação)
Ouvir matéria

Não é café da manhã e também não é almoço! O brunch é uma refeição intermediária que pode substituir esses dois momentos. A palavra vem da união dessas refeições em inglês: breakfast e lunch. Mas o brunch, na verdade, é de origem britânica.

Rodrigo Bueno, chef e docente do Senac Rio Preto, explica que o brunch é um evento estilo americano. Trata-se de um café da manhã seguido de almoço. Geralmente o evento começa às 10h e se estende até umas 15h. "Por ter um horário intermediário, deve-se pensar em um café da manhã colonial bem variado e farto seguido de alguns pratos para um almoço leve", ensina.

Sobre o que não pode faltar em um brunch, Bueno diz que o cardápio é formado de acordo com a cultura gastronômica dos convidados, porém pães especiais de fermentação natural e de boa qualidade e patês variados são fundamentais para este momento. "Além disso, quiches variadas são sempre um bom atrativo. A dica fica para investir em pratos leves, como peixes e saladas refrescantes, já que o horário do evento é o mais quente da maioria dos dias em nossa região", recomenda o chef.

Carolina Carvalho, proprietária do Lig Massas, sugere para essa refeição itens que sustentem como ovos mexidos, crepes salgados, tortas e quiches. "Nós fazemos a composição do cardápio de acordo com o desejo do cliente dentro da proposta do brunch. Normalmente colocamos saladas, sanduíches a base de frios e queijos, crepes ou panquecas, tortas, quiches e também salgados como croissants e empadas", diz.

No Vida Saudável Bistrô, a gerente Carolina Cherubini Aguilar, diz que o que mais as pessoas procuram para um brunch é a torradinha de parmesão com ovo. "A pessoa tem a opção de escolher gema mole ou gema dura e a nossa torradinha é especial sem glúten, sem lactose e sem açúcar. A pessoa pode fazer em casa com um pão integral ou uma fatia de pão de fermentação natural, fritar um ou dois ovos e colocar em cima. Pode comer com bacon e com avocado vai muito bem também", ensina.

Para acompanhar os pratos, invista em bebidas refrescantes, como sucos bem gelados, águas aromatizadas, coquetéis de frutas com ou sem álcool. "Para um brunch elegante, e pelo teor descontraído, vinhos espumantes ou frisantes são boas pedidas, principalmente para um cardápio de almoço com peixe, se for o caso", explica Bueno.

Quer preparar um brunch em casa? Confira algumas receitas saborosas, para compor o seu cardápio. 

Torta de Palmito

Torta de Palmitor

 (Divulgação)
Torta de Palmitor (Divulgação)

Ingredientes da Massa

250g de farinha

130ml de Leite

50g de margarina

50g de amido de milho

1 ovo

30ml de óleo

1 colher sobremesa fermento químico

Modo de Preparo

Misture farinha, amido de milho e a margarina formando uma farofa. Em seguida, coloque os ovos, leite, óleo, fermento e 1 pitada de sal. Vá misturando e amassando até ficar uma massa lisa.

Ingredientes do Recheio

300g de palmito picado drenado

200ml de leite

50g de cebola

50ml de azeite

200g de tomate em cubos

50g de ervilha

50g de azeitona

60g de amido de milho

20 g de cheiro verde

Sal a gosto

Modo de preparo do recheio

Aquecer o azeite, fritar a cebola, em seguida colocar o tomate a ervilha, a azeitona e o sal. Deixe fritar um pouco e em seguida coloque o amido de milho dissolvido no leite mexendo sempre. Quando estiver consistente coloque o cheiro verde e deixe esfriar.

Montagem da torta

Abra a massa com o rolo e com a mesma forre o fundo da assadeira ou pirex - coloque o recheio e cubra com outra massa. Pincele com gema de ovo e coloque para assar em forno a 200 graus por aproximadamente 30 a 40 minutos.

Fonte - Lig Massas, @ligmassas

Salmão grelhado com molho de espumante

Salmão grelhado com molho de espumanter
 (Divulgação)
Salmão grelhado com molho de espumanter (Divulgação)

Ingredientes

100ml de espumante

Q.B. de estragão ou tomilho fresco

2 unidades de salmão em posta

Q.B. de sal

Q.B. de pimenta-do-reino

branca moída

Azeite Extra-Virgem 30 ml

2 dentes de alho inteiro amassado

100g de abóbora italiana grelhada

300ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o espumante e o estragão e reduza em fogo brando. Desligue o fogo e reserve. Tempere o salmão com o sal e a pimenta. Em uma frigideira, aqueça o azeite com os dentes de alho amassados e frite os filés de peixe. Retire os filés de peixe, os dentes de alho e o excesso de gordura. Reserve a frigideira para a finalização do molho. Nesse intervalo, reserve os filés de peixe, mantendo-os quentes. Grelhe a abóbora italiana no azeite até ficar douradinha. Para o molho, na frigideira utilizada para fritar os peixes, aqueça a redução de espumante e acrescente o creme de leite fresco até o ponto napê. Tempere com sal. Sirva os filés aquecidos, guarnecidos do molho montado na manteiga com aspargos inteiros. Para uma apresentação mais moderna, minha sugestão é utilizar um pouquinho de lecitina de soja junto com o molho de espumante e bater com um mixer até formar uma espuma leve.

*Q.B - Quanto baste

Fonte - Rodrigo Bueno, chef e docente do Senac Rio Preto

Ovos com mostarda

Ovos com mostardar

 (Divulgação)
Ovos com mostardar (Divulgação)

Ingredientes

4 ovos cozidos

2 colheres de sopa de mostarda Dijon

100g de queijo cottage

2 colheres de sobremesa de endro picado (fresco ou desidratado)

Páprica

Modo de preparo

Divida os ovos ao meio e retire a gema. Misture a gema com a mostarda, o queijo cottage e metade do endro. Encha as claras com a mistura de gemas e salpique o restante do endro.

Fonte - Freeletics Nutrition

Dicas para preparar um brunch em casa

A intenção do brunch é fugir da formalidade de um almoço (Canva/Banco de Imagem)
A intenção do brunch é fugir da formalidade de um almoço (Canva/Banco de Imagem)

Entradas

Comece o brunch com uma mesa de 'entradas':

Frios e queijos

Diferentes tipos de pães

Patês e geleias

Iogurte

Bolos

Pão de queijo

Frutas

Canapés

Primeiro prato

Sirva algumas opções mais elaboradas de pratos diurnos como:

Croque monsieur

Croissants recheados

Panquecas

Waffles

Torradas de abacate

Omeletes

Ovos Benedict

Ovos mexidos com bacon

Bebidas

O clássico de um bom brunch é o drinque Mimosa, preparado com suco de laranja e espumante, mas você também pode servir opções como apenas o espumante, vinho branco, aperol spritz, clericot e até cervejas mais leves, do tipo Pilsen.

Outras opções de bebidas que não pode faltar são alternativas refrescantes, como os sucos, chás gelados e águas saborizadas (com gás ou não). 

Sirva também um café quentinho, opções de chás, bebidas lácteas, sucos frescos e águas aromatizadas.

Prato principal

A intenção do brunch é fugir da formalidade de um almoço, mas o prato principal é uma estrela que não pode faltar. Para esse momento você pode servir:

Salada de folhas

Salada caprese

Quiches

Tortas salgadas

Empadões

Fritattas

Sobremesa

Encerre seu brunch com opções de pratos doces, para acompanhar o último cafezinho do evento e para fechar com chave de ouro. Opte por alternativas como:

Tortas doces

Salada de frutas

Mousses

Fonte - Pão de Açúcar