Mascotes reduzem nível de estresse no trabalho
Os bichos em ambientes corporativos tem ajudado na interação entre equipes










Você sabia que muitas empresas têm adotado um Pet Friendly? Isso mesmo! Animais de estimação em ambientes corporativos ajudam a reduzir o nível de estresse e aumentam a interação entre os colaboradores.
Segundo Randolph Barker, professor da Virginia Commonwealth University e autor de uma pesquisa sobre o tema, realizada em 2012, os mascotes eram energizadores e estimulavam a comunicação entre as equipes. “Cães e gatos tendem a estimular conversas entre aqueles que gostam e querem cuidar dos animais. Além disso, as pessoas que normalmente não falavam umas com as outras passaram a ficar mais engajadas", explica.
Outro estudo, realizado pela University of Lincoln, aponta que os animais de estimação de ambientes corporativos aumentam a produtividade dos trabalhadores, já que acariciar e brincar com os bichinhos têm efeito calmante.
Em Rio Preto, a rede Sesi é uma das empresas com muitos animais. Ao todo são seis cachorros, sendo o Billy e a Fiona, mascotes da Escola Waldemar Verdi Júnior (CE 410 - Represa); a Amora e a Ameixa, da Escola Yolanda C. Bassitt (CE 338); e o Sebastian e a Neguinha, do Centro de Atividades (CAT).
“O Sesi não recebe animais abandonados de maneira geral, mas escolheu para seu ‘quadro’ cães que estavam sem lar. Os pets ganharam nomes e estão sob o cuidado de um grupo de pessoas, funcionários dos Centros de Atividades, das escolas e de seus alunos, que zelam pela segurança e saúde desses animais de estimação e sua socialização. A unidade possui a documentação dos cães, como a carteira de vacinas”, afirma Marcos Rogério Kapp, diretor regional do Sesi Rio Preto.
“O projeto cria um laço entre as pessoas e, além de promover novas interações, desperta o melhor de cada colaborador no ambiente de trabalho. O Sesi contribui para uma causa de extrema importância, que é conscientizar as pessoas e os nossos alunos sobre o abandono e os maus tratos de animais. A interação com os animais é utilizada como proposta pedagógica, pois influenciam em aspectos importantes como responsabilidade social, empatia, solidariedade, inclusão e maior convívio social”, destaca Kapp.
O Diário da Região é outra empresa com muitos mascotes. São quatro gatos que circulam livremente entre todos os departamentos da empresa e recebem carinho de todas as equipes. Os Pets Frendly são o Fumaça, o Rabicó, a Nina e a Cacau (esta última também é chamada de Minhoca, Princesa e Levada).