SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
Pet Friendly

Mascotes reduzem nível de estresse no trabalho​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Os bichos em ambientes corporativos tem ajudado na interação entre equipes

Rita Fernandes
Publicado em 24/12/2021 às 02:55Atualizado em 28/12/2021 às 16:56

Você sabia que muitas empresas têm adotado um Pet Friendly? Isso mesmo! Animais de estimação em ambientes corporativos ajudam a reduzir o nível de estresse e aumentam a interação entre os colaboradores.

Segundo Randolph Barker, professor da Virginia Commonwealth University e autor de uma pesquisa sobre o tema, realizada em 2012, os mascotes eram energizadores e estimulavam a comunicação entre as equipes. “Cães e gatos tendem a estimular conversas entre aqueles que gostam e querem cuidar dos animais. Além disso, as pessoas que normalmente não falavam umas com as outras passaram a ficar mais engajadas", explica.

Outro estudo, realizado pela University of Lincoln, aponta que os animais de estimação de ambientes corporativos aumentam a produtividade dos trabalhadores, já que acariciar e brincar com os bichinhos têm efeito calmante.

Em Rio Preto, a rede Sesi é uma das empresas com muitos animais. Ao todo são seis cachorros, sendo o Billy e a Fiona, mascotes da Escola Waldemar Verdi Júnior (CE 410 - Represa); a Amora e a Ameixa, da Escola Yolanda C. Bassitt (CE 338); e o Sebastian e a Neguinha, do Centro de Atividades (CAT).

“O Sesi não recebe animais abandonados de maneira geral, mas escolheu para seu ‘quadro’ cães que estavam sem lar. Os pets ganharam nomes e estão sob o cuidado de um grupo de pessoas, funcionários dos Centros de Atividades, das escolas e de seus alunos, que zelam pela segurança e saúde desses animais de estimação e sua socialização. A unidade possui a documentação dos cães, como a carteira de vacinas”, afirma Marcos Rogério Kapp, diretor regional do Sesi Rio Preto.

“O projeto cria um laço entre as pessoas e, além de promover novas interações, desperta o melhor de cada colaborador no ambiente de trabalho. O Sesi contribui para uma causa de extrema importância, que é conscientizar as pessoas e os nossos alunos sobre o abandono e os maus tratos de animais. A interação com os animais é utilizada como proposta pedagógica, pois influenciam em aspectos importantes como responsabilidade social, empatia, solidariedade, inclusão e maior convívio social”, destaca Kapp.

O Diário da Região é outra empresa com muitos mascotes. São quatro gatos que circulam livremente entre todos os departamentos da empresa e recebem carinho de todas as equipes. Os Pets Frendly são o Fumaça, o Rabicó, a Nina e a Cacau (esta última também é chamada de Minhoca, Princesa e Levada).

Fumaça (Johnny Torres)

Fumaça (Johnny Torres)

Nina (Johnny Torres)

Rabico

Fiona (Divulgação)

Billy (Divulgação)

Neguinha (Divulgação)

Sebastian (Divulgação)

Ameixa (Divulgação)

Amora (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por