SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2021
Especial

Casacor São Paulo 2021: as novas formas do morar

Jéssica ReisPublicado em 04/09/2021 às 12:19Atualizado há 04/09/2021 às 12:27

Finalmente ela está chegando! A Casacor São Paulo 2021 já tem data e novo local para acontecer. Será de 21 de setembro a 15 de novembro, no espaço de eventos multiuso da América Latina, o Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque. O local estará preparado para obedecer aos protocolos sanitários e garantir a integridade física de todos nesse período de pandemia, em todas as fases do evento.

Na edição deste ano serão apresentados mais de 9 mil metros quadrados de área construída, com cerca de 60 ambientes, além de casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos. A mostra vai ocupar todo o rooftop, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício.

“Faremos uma Casacor inteligente, um pouco mais compacta do que as apresentadas nos últimos anos, com fluxo de visitação programada e uma grande estrutura de receptivo, bem adequada aos novos tempos”, explica Livia Pedreira, presidente do conselho curador.

O tema deste ano é a ‘Casa Original’. A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia que nos trancou em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia, continua atual. Naquele momento, o mal-estar provocado pelo excesso, pela exaustão digital e pela ansiedade, pedia uma pausa. Como resposta, a ‘Casa Original’ promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

Segundo a organização do evento, os arquitetos, designers e paisagistas do elenco Casacor serão convidados a pensar sobre esse novo universo do morar: o lugar de afetos e memórias que celebra nossa identidade. “A pandemia antecipou esse movimento de volta para casa, para os afazeres cotidianos, para a autossuficiência doméstica, mas também nos plugou definitivamente no universo digital”, ressalta Livia Pedreira.

 O que vem por aí

A edição 2021 da Casacor São Paulo promete ser uma mostra plural e com talentos de todo o Brasil. Um dos destaques é Brunette Fracarolli, uma das mais reconhecidas profissionais do segmento, com seu inconfundível estilo feminino. O elenco traz ainda a Weiss Arquitetura, Erica Salguero Arquitetura, Ana Weege Arquitetura e Design de Interiores Eireli, Ticiane Lima da TL Arquitetura, Patrícia Hagobian e Gabriel de Lucca da GDL Arquitetura.

Direto de Franca, no interior de São Paulo, a mostra recebe projeto de Marcelo Lopes Diniz e Mateus Leopoldo Finzetto da Marcelo Diniz Design e Arquitetos Associados. De São José dos Campos, Gustavo Martins Arquitetura e Interiores também estrela o elenco.

Dentre os paisagistas estão Catê Poli e João Jadão, Fabiana Ferré Design de Interiores e paisagismo, Monica Costa Paisagismo, Kalil Ferré Paisagismo e Zanardo Paisagismo.

Entre os estreantes, maioria nesta edição que reforça o DNA da mostra em revelar ao mercado novos talentos, estão Arthur Guimarães Arquitetos, Elaine Vilela de Souza, Flávia Cardim, Beatriz Quinelato Arquitetura, Gabriela Mendes Arquitetura, Caio Bandeira e Tiago Martins da Architects+Co, Andrezza Alencar Interiores, Kika Tiengo Arquitetura, Jonathas Matarelli Miranda do Coletivo Aizó, Renata Florenzano Interiores, Alexandre Squassoni da Squassoni arquitetura e interiores, Studio Matheus Lima, Gregory Copello Arquitetura, Jessica Martins da Buriti Arquitetura, Larissa Lima Arquitetura e Henrique Freneda.

E não são apenas profissionais de São Paulo que figuram no elenco. Quem visitar a CASACOR vai ver de perto o jeitinho carioca do trio formado por Rodrigo Beze e os irmãos Carlos e Caio Carvalho do Studio Roca. A dupla Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz da Intown Arquitetura e Bruno Carvalho da BC Arquitetura completam a lista.

Fernanda Lopes Gomes Rubatino, da Rubatino Arquitetura vem direto de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para apresentar seu ambiente na mostra Paulistana. Da Bahia, Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, da Manarelli Guimarães Arquitetura, e Luciana Paraíso se juntam ao elenco. Que traz ainda Josemar Costa Júnior e André Azevedo da Studio Costa + Azevedo de Pernambuco e Tufi Mousse, de Joinville, Santa Catarina.

Confira alguns projetos apresentados na edição da Casacor Rio 2021.

undefined

Goiás

Até 12/10/2021

 

Paraná

05/09 a 17/10

 

Minas Gerais

14/09 a 17/10

 

Mato Grosso do Sul

17/09 a 31/10

 

São Paulo

21/10 a 15/11

 

Ribeirão Preto

21/09 a 07/11

 

Rio Grande de Sul

24/09 a 07/11

 

Espírito Santo

06/10 a 28/11

 

Brasília

23/10 a 05/12

 

Ceará

26/10 a 05/12

 

Rio Grande do Norte

27/10 a 30/11

 

Pernambuco

28/10 a 05/12

 

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/

#Pergolando. A necessidade (sanitária) de criar fluxos separados para a entrada e saída da residência impôs novos desafios para a nossa recepção. A solução foi criar uma arquitetura fluida com dois pergolados que se comunicam visualmente, mas não fisicamente, e criam áreas diversas para quem chega ou se despede. Projeto de Victor Niskier (Casacor Rio/Divulgação)
#Pergolando. A necessidade (sanitária) de criar fluxos separados para a entrada e saída da residência impôs novos desafios para a nossa recepção. A solução foi criar uma arquitetura fluida com dois pergolados que se comunicam visualmente, mas não fisicamente, e criam áreas diversas para quem chega ou se despede. Projeto de Victor Niskier (Casacor Rio/Divulgação)
Quarto do casal. No quarto que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, a inspiração é feminina. Todas as obras de arte são de mulheres e o espaço foi pensado como um oásis dentro da ampla residência. Ali, o casal tem um pequeno espaço de trabalho, um quarto sofisticado que tira proveito da vista para os jardins, além de muitas estantes que aproveitam os antigos armários existentes na casa – todos modernizados e revitalizados. Projeto de Paola Ribeiro (Casacor Rio/Divulgação)
Vista aérea do Parque Mirante, onde acontece a CASACOR SP 2021 (Felipe Avarena/Divulgação)
Café. Com ambiente lúdico, o Café foi pensado para provocar sensações. Se o cheirinho da bebida já é um convite para o espaço, o uso inusitado de utensílios típicos do ritual de um bom cafezinho promete surpreender os visitantes. Projeto de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha (Casacor Rio/Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por