SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 16 DE JANEIRO DE 2022
TURISMO

Viagem Histórica

O estado de Minas Gerais conta com cidades repletas de características arquitetônicas típicas do período barroco

Núcleo Digital
Publicado em 06/01/2022 às 18:52Atualizado em 06/01/2022 às 19:14

É como diz a letra da música: "Quem te conhece não esquece jamais". Minas Gerais é um dos mais acolhedores e apaixonantes destinos do Brasil, com o jeitinho mineiro que conquista qualquer tipo de turista. Isso porque, quem percorre as cidades de Minas, pode escolher entre roteiros históricos, de natureza e do melhor da culinária mineira. O estado foi originalmente habitado por indígenas, até a chegada dos portugueses ao Brasil. Mas com o anúncio da existência do ouro nas famosas cidades de Ouro Preto e Sabará, muitos acabaram migrando para o estado em busca de riquezas, o que proporcionou seu desenvolvimento econômico e cultural.

As obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, o centro histórico de Ouro Preto e de Diamantina também marcaram o período do surgimento da história de Minas, deixando as casas e as ruas das cidades com características arquitetônicas típicas do período barroco. Preparamos nesta edição, alguns roteiros pelas cidades históricas de Minas Gerais para você viver uma viagem que vai te levar ao passado. Confira! (Colaborou Emanuelle Cristina)

TIRADENTES

Centro Histórico de Tiradentes

Centro Histórico de Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem-preservadas do Brasil. As ruas estreitas com calçamento de pedra conduzem por entre o casario colonial e igrejas barrocas. A localidade é repleta de pontos turísticos e vai te proporcionar ricas experiências. Comece pela Igreja Matriz de Santo Antônio; depois, siga para o Museu Casa Padre Toledo e para o Museu de Sant’Ana. No almoço, prove a comida mineira do Virada’s do Largo, seguido por um repouso junto ao Chafariz de São José. 

OURO PRETO

Museu da Inconfidência em Ouro Preto

Localizada na região central de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. Em meio ao casario dos séculos 17 e 18, construído nas ladeiras de uma região montanhosa, erguem-se 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó. Nas inúmeras ladeiras do Centro Histórico também enfileiram-se casarões do período colonial que hoje abrigam hotéis, ateliês e lojas de pedras preciosas. 

LAVRAS NOVAS

Lavras Novas

Apesar de estar a apenas 19 quilômetros de Ouro Preto, Lavras Novas é um desvio meio escondido, talvez pelo acesso estranho por uma estrada de terra que te faz duvidar se o caminho está correto. Atualmente Lavras Novas apresenta condições favoráveis para seu desenvolvimento turístico e econômico, aprimorando sua infra-estrutura para melhor atender seus visitantes. Investindo e crescendo nas áreas de hospedagem, casas noturnas, bares e restaurantes, e por estar situada em pleno parque Nacional do Itacolomi com suas belezas naturais preservadas. O epílogo da rota é o simplinho, mas interessante, Museu das Reduções no distrito de Amarantina, que fica logo ao lado, com réplicas em miniatura de monumentos brasileiros, elaboradas em uma escala 25 vezes menor que a dos prédios originais.

SÃO JOÃO DEL REI

Igreja São Francisco de Assis em São João del Rei

São João del Rei é caracterizada pelo seu acervo cultural, histórico e artístico. É a maior cidade setecentista do estado, sua arquitetura transita entre o barroco e o moderno. Ruas antigas, igrejas centenárias, casas coloniais e festas populares descrevem as atrações da cidade. Os museus e as manifestações culturais transportam o turista a uma viagem para o passado, trazendo, à tona, o estilo colonial da época da exploração do ouro em Minas. Não deixe de visitar a Catedral Nossa Senhora do Pilar e a Igreja São Francisco de Assis.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por