Vacinação dos pets deve ser atualizada anualmente
Esse cuidado pode proporcionar benefícios para o animal e para os integrantes da família

Nunca se falou tanto em vacinação como nos últimos meses, por causa da pandemia. E você sabia que o seu amigo de quatro patas também precisa receber imunizantes anualmente?
Cães e gatos precisam ter a carteira de vacinação em dia. Segundo a médica veterinária Lara Volpe, da Fórmula Natural, nem todos os tutores se lembram que esse cuidado em especial pode proporcionar muitos benefícios para o pet e para os integrantes da família, como proteção contra doenças específicas dos animais, e zoonoses (doenças que são transmitidas para os humanos). Importante ressaltar que o animal deve receber reforços da vacina uma vez ao ano e essa visita ao veterinário acaba sendo uma boa oportunidade para fazer um check-up geral no seu pet.
Para os cães deve ser aplicada a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e parvovirose. Também há vacinas para traqueobronquite infecciosa, giardia, leishmania em animais saudáveis e soronegativos para a doença.
Para os gatos, as recomendadas são a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose. Para ambas as espécies, também é importante a aplicação da vacina antirrábica, que protege contra a raiva. “Reações são raras, mas podem acontecer. Caso ocorram, procure imediatamente o médico veterinário”, recomenda Fernanda Fonseca, da equipe do Centro Médico Veterinário da Universidade São Judas.
Principais vacinas para os pets
Para cães
Vacina V8
Vacina V10
Vacina contra a raiva
Vacina leishmaniose
Vacina tosse dos canis
Vacina contra giárdia
Para gatos
Vacina V4 ou V5
Vacina contra a raiva
Fonte – Reportagem