SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
CUIDE-SE

Umidificador: mocinho ou vilão?

Uso inadequado do aparelho pode trazer riscos para a saúde respiratória

Jéssica ReisPublicado em 11/09/2021 às 16:28Atualizado há 11/09/2021 às 16:30

O umidificador pode ser mocinho ou vilão. Isso porque ele é um grande aliado para melhorar o ar, especialmente em dias em que a umidade está baixa. Por outro lado, quando não higienizado da maneira correta ou quando ligado por mais tempo do que o recomendado, pode causar problemas à saúde respiratória.

Segundo o otorrinolaringologista Cassiano Moretti, de Rio Preto, a baixa umidade traz muitas impurezas, aumentando o risco de doenças inflamatórias e infecciosas na via aérea superior. “Durante a noite, normalmente, a gente indica o uso do umidificador para os pacientes que são mais alérgicos, os pacientes que sofrem com essas doenças respiratórias. O umidificador tem que ser bem limpo, não pode deixar impurezas, sujidades no aparelho”, explica o médico.

Além disso, Moretti recomenda que o umidificador não seja ligado na potência máxima de vapor. “É adequado em torno de 75% ou 85%. Isso porque o ar muito úmido também não é favorável”, afirma.

Vanessa Ferrari Silveira da Silva, 36 anos, Analista de RH, diz que usa o umidificador em casa desde que seu filho, Pedro Ferrari da Silva, 7 anos, era bebê. “Foi indicação do pediatra dele. Ele sempre sofreu muito com esse tempo seco, nariz seco. Percebemos uma melhora muito grande quando usados”, afirma a mãe.

Dicas para higienizar o umidificador

Umidificador precisa ser higienizado com frequência e corretamente

Umidificador precisa ser higienizado com frequência e corretamente

  • Troque a água todos os dias;
  • Lave o reservatório a cada dois dias. A água pode criar lodo, o que não é nada saudável;
  • Nunca usa produtos de limpeza pesados no aparelho como ácidos e amoníaco. Uma dica é limpar a parte de fora com pano úmido e vinagre branco;
  • Desmonte o seu umidificador separando a tampa e reservatório da base para limpar;
  • Lave o reservatório apenas com água e detergente neutro. Se ele tiver com cheiro ruim ou lodo no fundo, use vinagre branco com uma esponjinha macia para tirar a sujeira. E nas partes menores, como a saída de vapor da tampa e outras que a esponja não alcança, uma escova de dente é uma boa alternativa;
  • Para os umidificador que também são difusores de ar, que ficam com aquele cheirinho de essências, lave o reservatório com vinagre e finalize a limpeza com um pano úmido e álcool, para desinfetar antes de usar outra vez;
  • Para finalizar seque o aparelho com um paninho macio, monte e use novamente.

 

Fonte - Reportagem

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por