Diário da Região
TURISMO

Turim, a cidade de mil faces

De pequena aldeia à capital de um reino, referência em cinema e pólo de inovação italiana

por Da Redação
Publicado em 03/09/2022 às 18:58Atualizado em 03/09/2022 às 19:12
Estátua do Duque Emanule Filiberto na Piazza San Carlo, em Turim (Divulgação)
Estátua do Duque Emanule Filiberto na Piazza San Carlo, em Turim (Divulgação)
Ouvir matéria

Rodeada de montanhas e colinas e rica de parques, Turim (ou Torino, em italiano) é a capital da Região de Piemonte, localizada no Norte da Itália. A cidade, que foi a primeira capital do país, é considerada a quarta maior cidade e encanta os visitantes por unir o passado e o presente em sua arquitetura, que abriga edifícios barrocos, medievais e contemporâneos

A cidade guarda verdadeiros tesouros históricos. Além de dispor de antigas coleções de arte e construções que remontam a cidade é um destino de milhares de estudantes de todo o mundo, em razão de suas prestigiadas universidades e escolas. A cidade é prestigiada também por um público mais maduro que aprecia a atmosfera dos Cafés e restaurantes refinados onde podem saborear a culinária e os grandes vinhos do Piemonte

Além disso, ainda possui uma grande importância para a indústria automobilística, já que a FIAT foi fundada e mantém sua sede na cidade, e para a indústria cinematográfica – dois dos mais importantes festivais do cinema internacional são sediados na capital: O Torino Film Festival, que acontece no mês de novembro e é dedicado ao cinema independente, e o Lovers Film Festival, que acontece na primavera e é dedicado aos temas LGBTQI.

Confira dicas de lugares para conhecer em Turim destacadas pela Agência Nacional de Turismo da Itália:

MUSEU EGÍPCIO

Divulgação (Divulgação)
Divulgação (Divulgação)

É o museu mais antigo do mundo dedicado à cultura egípcia. Mais de 40 mil achados, incluindo mesas antigas, múmias, papiros, objetos, bichos de pelúcia, estátuas e esfinges que fazem desta estrutura o sexto lugar mais visitado da Itália. O museu oferece a oportunidade de participar em visitas temáticas, admirar exposições temporárias e realizar visitas educativas e workshops para aprofundar o conhecimento que detém. Vários espaços expositivos e roteiros turísticos com uma vasta oferta em termos de conhecimento e experiência.

CASTELO VALENTINO

Divulgação (Divulgação)
Divulgação (Divulgação)

Patrimônio Mundial da Unesco, é um dos mais belos castelos medievais da Itália. Foi comprada por Emanuele Filiberto di Savoia, em 1564, como residência fluvial e atingiu o seu esplendor, em 1600, com Cristina de França, que transformou a vila em castelo, segundo o modelo francês com as duas torres voltadas para o rio. É possível visitar o castelo gratuitamente, mediante reserva, as salas internas. Não deixe de conferir o andar nobre com afrescos do século XVII, o salão das colunas e a capela no piso térreo.

JARDIM BOTÂNICO

Jardim de mais de 2000 metros quadrados, onde é possível encontrar árvores monumentais, canteiros de flores com várias espécies vegetais, plantas medicinais e corantes. A variedade é um forte do local que é dividido em estufas: África do Sul (que recriou o ambiente dos campos de quartzo), plantas suculentas (com cerca de 350 espécies), tropical (com a plantação de orquídeas) e o Boschetto (um bosque natural com inúmeras espécies aquáticas e pantanosas).

ALDEIA MEDIEVAL

Divulgação (Divulgação)
Divulgação (Divulgação)

Construído como pavilhão artístico-arquitetônico durante a Exposição Geral Italiana de 1884, o local reproduz uma aldeia feudal do século XV às margens do rio Pó. Graças ao sucesso, não foi destruída após a Exposição e ainda hoje é possível visitá-lo. No interior das muralhas, depois da ponte levadiça, encontram-se edifícios com mobiliário típico do Piemonte e do Valle d'Aosta, inclusive um castelo inteiramente mobiliado. No local é possível encontrar ainda uma fonte de pedra datada de 1484 e os jardins onde existem espécies vegetais cultivadas na época medieval.