Cuidados com a pele no inverno
Época é propícia para tratamentos clareadores e requer atenção na rotina de limpeza, hidratação e proteção solar
Com a chegada do inverno, para que o frio não maltrate a nossa pele, é importante redobrar os cuidados, principalmente com a hidratação. Com a queda das temperaturas, a pele se torna mais sensível e fica sujeita ao ressecamento, vermelhidão e descamação, entre outros problemas que podem surgir ou se intensificar. O rosto acaba sendo a parte mais exposta às intempéries, por isso, para deixar a pele bonita, mas também saudável, é preciso fazer uso de cremes hidratantes específicos, manter uma higiene adequada e protegê-la do sol.
De acordo com a dermatologista Joana Tebar Figueira, manter a pele hidratada é importante em qualquer época do ano, mas durante o inverno, muitas vezes, é preciso intensificar a hidratação por conta da baixa umidade do ar. “A pele perde mais água e tem mais chance de desidratar, por isso é muito importante manter uma hidratação adequada, inclusive as pessoas de pele oleosa”, destaca.
A dermatologista Sabrina Negro ressalta que pele hidratada é pele saudável. “Uma pele que está saudável funciona como órgão de defesa, cumprindo sua função fisiológica. Já a pele desidratada não protege e está suscetível às agressões externas. Vale ressaltar que hidratação é diferente de oleosidade. Uma diz respeito à água e a outra, à produção de sebo na pele”, esclarece.
Tratamentos clareadores
O inverno costuma ser o período mais indicado para realizar alguns tratamentos com laser, peelings e clareadores que, quando realizados, o paciente não deve se expor ao sol para prevenir possíveis complicações, uma vez que a pele fica fragilizada e os raios solares podem causar um processo inverso na eliminação das manchas.
“A estação é boa para realizar procedimentos de clareamento porque normalmente no inverno tem menos atividades ao ar livre e consequentemente as pessoas se expõem menos ao sol. Na verdade, esses tratamentos podem ser feitos durante o ano todo, mas os que são mais agressivos geralmente são indicados para fazer nessa época”, explica a dermatologista Joana Tebar Figueira.