SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
DECORAÇÃO

Combinações, soluções e estilos

A escolha da mesa de jantar reflete a personalidade da casa e da família

Da Redação
Publicado em 18/06/2022 às 03:24Atualizado em 18/06/2022 às 03:44

A escolha da mesa de jantar não é uma tarefa tão simples. Para não errar no projeto é preciso levar em consideração o estilo de vida da família e o tamanho da casa. Afinal, o objetivo é reunir amigos e familiares ou apenas criar um lugar aconchegante para as refeições?

Para aqueles que gostam de receber e ter a casa sempre cheia, sugestões como cozinhas abertas que possuem a mesa jantar como continuação da bancada são ótimas opções. Também é importante avaliar as cadeiras que vão acompanhar a mesa, e aliar conforto e praticidade. O ideal é que as cadeiras sejam alinhadas à dinâmica da casa. Ou seja, casa com crianças ou idosos vão demandar escolhas diferentes em termos de materiais, formatos, resistência e facilidade de manutenção.

Para garantir harmonia na composição do ambiente, vale a pena estudar a cartela de cores, observando os tons que estão presentes e apostar em uma mesa que seja o ponto de harmonia entre todos os elementos do espaço. Confira algumas dicas para ajudar nesta escolha.

OBSERVE A FUNÇÃO

Escolher qual a função da mesa no ambiente ajuda a definir o tamanho ideal. Por exemplo, é importante considerar se ela será usada somente para refeições ou também como local de trabalho, e quantas pessoas irá acomodar. Para garantir conforto, considere que cada pessoa sentada ocupa um espaço de 65cm a 70cm.

COMECE PELO LOCAL

Pode ser em um canto da sala, na varanda integrada ou próximo à cozinha. O importante é sempre considerar a praticidade para o dia a dia. Para circulação, mantenha um espaço livre de pelo menos 70cm ao redor da mesa, caso ela não seja encostada na parede.

DEFINA O FORMATO DA MESA

As mesas com formatos arredondados são excelentes para ambientes compactos porque poupam espaço e permitem incluir mais cadeiras, se for necessário. Já as mesas tradicionais retangulares funcionam tanto em locais amplos quanto menores. É importante que as medidas sejam proporcionais, por isso, considere as regras de circulação e deixe pelo menos 60cm de espaço entre a mesa e a parede.

PENSE NO ACABAMENTO

Além de complementar a decoração, é importante considerar acabamentos que trazem praticidade e são de fácil manutenção para atender de prontidão as necessidades do dia a dia.

CONFORTO É FUNDAMENTAL

A mesa é um local de celebração e conversa e deve inspirar conforto, por isso escolha cadeiras ergonômicas e que abracem. É importante também ficar atento às distâncias, a mesa deve estar de 70cm a 75cm do chão, e deve haver um espaço de 25cm entre a mesa e o assento.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por