SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2022
BICHOS

Catnip: a ervinha de gato

Cheiro da erva deixa os felinos felizes e relaxados

Jéssica Reis
Publicado em 04/12/2021 às 02:28Atualizado em 04/12/2021 às 02:32

Se você tem um gatinho, certamente já deve ter visto a tal da catnip (erva de gato). A ervinha tem o poder de acalmar os felinos. A Nepeta cataria, conhecida como catnip, é da família do orégano e do manjericão, e libera um cheiro agradável para o olfato dos gatinhos.

Segundo a veterinária Paula Martim, do Bicho Prime, a catnip proporciona diversos benefícios para os gatos. A catnip libera um aroma que deixa os felinos mais alegres, felizes, ou então relaxados. “A forma mais comum de usar catnip é nos arranhadores, para que o pet não fique passando as unhas pelos móveis da casa. Você também pode espalhar a erva pelo ambiente em que ele mais fica para ele brincar e praticar mais exercícios físicos. Existem brinquedos que possuem uma abertura onde pode ser colocado a ervinha”, explica.

A veterinária explica que quando inalada, a catnip estimula o bulbo olfatário do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo. “Por esse motivo, o instinto predador do seu bichinho é estimulado, fazendo-o correr muito mais e liberando toda a sua tensão”, diz Paula.

Quais são os efeitos da erva do gato?

Apesar de quase todos os gatos adorarem catnip, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento normal do pet. Bichanos mais calmos ficam mais agitados, e o mais estressados costumam se acalmar. Alguns dos principais comportamentos são:

 

  • Se esfregar contra a erva;
  • Lamber a planta ou mastigá-la;
  • Emitir sons que lembram o período de cio;
  • Escalar e saltar em objetos,
  • Correr e caçar objetos reais ou imaginários.

 Fonte – Petz, www.petz.com.br

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por