SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2022
TURISMO

BROTAS, A CIDADE DA AVENTURA

Conhecida por ser a capital do turismo de aventura, o destino oferece atrações que vão de cachoeiras a tirolesa

Núcleo Digital
Publicado em 06/01/2022 às 19:22Atualizado em 06/01/2022 às 19:33

Localizada no interior de São Paulo, a apenas 250 quilômetros da Capital, Brotas é sem dúvidas um destino imperdível para quem curte esportes de aventura. A cidade abriga em suas “serras” várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, concentra uma variedade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região um enorme potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e para o turismo rural, e hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura, como o rafting, boia cross, canyoning, arborismo e outros.

São tantas opções de atividades, que apenas um final de semana no destino ainda é pouco para conseguir aproveitar tudo. Por esse motivo, confira a seguir algumas das atrações que a localidade oferece e programe a viagem para suas férias, que será as mais animada de sua vida!

(Colaborou Emanuelle Cristina)

RAFTING

Rafting

Rafting

O mais famoso passeio de aventura praticado em Brotas é o Rafting, uma atividade longa que dura em torno de 2 horas. A descida de rio, passando por corredeiras e quedas de até 3 metros se dá em botes infláveis com capacidade para 6 a 8 pessoas, incluindo um condutor. Normalmente, a cada 5 botes acompanha um caiaque de segurança. Entre as variações do passeio existem o rafting noturno, que é praticado em noites de lua cheia, e o mini-rafting, praticado no trecho do Alto Jacaré (um trecho mais calmo de classe I e II, com duração de 1 hora de rio).

TIROLESA

Tirolesa

A travessia entre dois pontos distantes acontece através de um cabo de aço, no qual o praticante é preso pela cadeirinha de rapel. Há dois tipos de tirolesa: seca, a qual começa em uma plataforma e termina em terra, ou molhada, que começa em uma plataforma e termina com queda num lago. A atividade é monitorada por instrutores e o equipamento de segurança obrigatório fornecido pela operadora, é a cadeirinha de rapel (com mosquetão, freio “8” e roldana). Há vários tipos de tirolesa, em Brotas as principais são Canopy Tour, circuito de tirolesas realizadas a mais de 110 metros de altura. Vôo Cassorova, um vôo panorâmico sobre a cachoeira mais famosa de Brotas e Tirolesa Aquática, que cruza o lago do Aventurah Ecoparque em dois lances de 150 metros e 100 metros.

ARVORISMO (ARBORISMO)

Arvorismo

Para quem não tem medo de altura e quer fazer algo tranquilo, uma boa opção é o arvorismo. A atividade é realizada em uma travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores ou postes de madeira, ultrapassando diferentes tipos de pontes e obstáculos, sendo uma total integração de homem e natureza. A segurança é feita com o mesmo equipamento utilizado na tirolesa e no rapel, e o praticante fica preso por um cabo de aço ao longo do circuito. Alguns dos circuitos de Brotas são: Arborismo Sítio 7 Quedas, Verticália, Arvorismo no lago, Arvomix, Verticalinha, entre outros.

QUADRICICLO

Quadriciclo

Andar de quadriciclo é uma aventura incrível para quem gosta de velocidade e tem vontade de sentir a emoção que é dirigir em uma pista de barro desnivelada. O veículo foi desenvolvido, a princípio, para o auxílio de trabalhos rurais. Robusto e pequeno, é de fácil pilotagem, com tração 4×4, que encara facilmente qualquer terreno acidentado, trechos alagados e córregos de pequena profundidade. Em Brotas o passeio tem vários destinos: Passeio à Cachoeira Santa Eulália, Quadri Cânion, Tour no Parque Aventurah, Passeio à cachoeira Cristal e o Passeio Entre Rios.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por