SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
TURISMO

As maravilhas de Goiás

Destino tem natureza abundante e pontos turísticos reconhecidos pela Unesco

Jéssica Reis
Publicado em 19/01/2022 às 20:46Atualizado em 19/01/2022 às 20:54

Goiás é um daqueles destinos que surpreendem os apaixonados por ecoturismo. O Estado do Brasil Central, conta com cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a cidade colonial de Goiás Velho, além de um roteiro por cidades com nascentes de águas quentes.

Está planejando uma viagem para conhecer algum lugar diferente do Brasil? Que tal se aventurar por Goiás? Confira a seguir algumas sugestões de destinos para conhecer no Estado.

Caldas Novas

Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas

Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas

Uma das cidades mais conhecidas do roteiro das águas quentes é Caldas Novas. A cidade tem água quente e relaxante, que brota da terra na temperatura de 37,5°C com propriedades terapêuticas e medicinais. Esta é a grande estrela de Caldas Novas e da cidade vizinha Rio Quente. Juntos, os dois municípios formam a maior estância hidrotermal do mundo, com mais de seis milhões de litros por hora. O local reúne diversos hotéis, parques aquáticos e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado para proteger as nascentes das águas hidrotermais. Não deixe de visitar o Parque Estadual da Serra e o Jardim Japonês.

Rio Quente

Hot Park, em Rio Quente

Próximo ao município de Caldas Novas, a cidade turística recebe turistas do mundo todo. Localizado aos pés das nascentes do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que compõem o maior manancial de água hidrotermal do mundo, o complexo surgiu em 1964 com o Hotel Pousada e as piscinas a 37ºC do Parque das Fontes; Na década de 1970 a cidade cresceu com o Hotel Turismo, que tem paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, responsável pela emancipação do então distrito de Rio Quente de Caldas Novas, em 1988.O destino é hoje procurado pelos resorts e parques aquáticos.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Até o final de maio de 2017, o parque abrangia uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás. Em dezembro de 2001 o parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela Unesco. Atualmente sua administração está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Centro Histórico

Museu de Arte Sacra Da Boa Morte, no Centro Histórico de Goiás

O Centro Histórico de Goiás abrange a área histórica do município brasileiro de Goiás, antiga capital do estado de Goiás. A cidade floresceu durante o ciclo do ouro no século XVIII, mas com o esgotamento das minas entrou em um longo período de estagnação, acentuado quando perdeu o estatuto de capital em 1937. A preservação começou na década de 1950, quando alguns monumentos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e em 1978 todo o Centro Histórico foi protegido. Em 2001 sua importância histórica, arquitetônica e urbanística foi reconhecida pela Unesco, que lhe concedeu o título de Patrimônio da Humanidade.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por