SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
ESPECIAL

Revista Bem-Estar abre inscrições para concurso 'Arte na Cidade' em Rio Preto e região

Concurso tem objetivo de incentivar, divulgar e valorizar as obras produzidas por artistas plásticos de Rio Preto e região

Rita Fernandes
Publicado em 18/06/2022 às 03:34Atualizado em 24/06/2022 às 16:10

A Revista Bem-Estar está com inscrições abertas para o concurso “Arte na Cidade”, como forma de incentivar, divulgar e valorizar as obras produzidas por artistas plásticos de Rio Preto e região.

A iniciativa, que também visa identificar novos talentos, faz parte de um projeto global de valorização de arte e cultura, como o “Poesia na Cidade”, “Fotografia na Cidade” e “Escrita na Cidade”, realizados desde 2021, para fomentar a escrita (e a leitura) poética e as produções fotográficas, além de premiar os colunistas e articulistas colaboradores do jornal Diário da Região, respectivamente.

Agora é a vez de valorizar as artes plásticas. Para isso, artistas profissionais e amadores de Rio Preto, com idade acima de 18 anos, e região têm até o dia 3 de julho para fazer a inscrição, de forma gratuita, pelo e-mail artenacidade@diariodaregiao.com.br.

Cada participante pode concorrer apenas com uma obra de arte, que poderá ser tela, escultura, instalação de parede, gravura, cerâmica, desenho e adorno de mesa. O concurso não inclui obras de computação gráfica.

O participante deve encaminhar a fotografia da obra de arte no formato JPG, com tamanho máximo de 10MB e resolução mínima de 300 PPI, e um vídeo de 20 segundos mostrando os detalhes e diferentes ângulos do trabalho. No corpo do e-mail, o artista profissional ou amador deve colocar o seu nome completo, profissão, número do celular e a descrição da obra, com data e local do registro.

A temática e a técnica utilizada na obra de arte são livres. A lista inclui arte acadêmica, impressionista, aquarela, primitivista (naïf), contemporânea, abstrata, figurativa, pop art, entre outros. Serão avaliadas as habilidades técnicas e criativas, e também a abordagem escolhida na produção da obra.

O concurso pretende traçar um panorama das artes plásticas produzidas em Rio Preto e região, com seus estilos e movimentos mais importantes. As três melhores obras de artes serão divulgadas no Instagram do Diário da Região (@diariodaregiao). Após o anúncio, uma galeria com todas as obras inscritas estará disponível no site do Diário da Região.

Premiação

A melhor obra de arte irá ilustrar a capa da Revista Bem-Estar, que será publicada no dia 24 de julho. A segunda e terceira colocadas terão espaços de destaque nas primeiras páginas da revista. Além disso, os três primeiros colocados no concurso vão receber uma caricatura assinada pelo cartunista, ilustrador e caricaturista Lézio Junior, que é responsável pelas charges diárias, caricaturas, tiras de humor e ilustrações do jornal.

As demais obras melhores avaliadas serão publicadas na edição especial da revista. As obras premiadas também vão participar da exposição “Arte na Cidade”, que será realizada no Riopreto Shopping, entre os dias 25 de julho e 5 de agosto deste ano.

Comissão avaliadora

As melhores obras de arte serão definidas por uma comissão avaliadora, formada por Adriana Belic (parecerista, curadora e gestora cultural), César Augusto Belisário (artista plástico e Editor de Artes do Diário da Região), Beto Cocenza (curador e idealizador do BOOMSPDESIGN, fórum internacional de arquitetura, arte e design), Edna Carla Stradioto (artista plástica e fundadora do Grupo Artrilha), Josiani Sabino (arquiteta e artista plástica) e Vinícius Savério (arquiteto, presidente do Comdephact, representante da Acirp e sócio-diretor da galeria Arte Gerida).

Os integrantes da comissão têm a missão de avaliar as obras, em encontro na sede do Diário da Região, a ser realizado no dia 6 de julho.

ADRIANA BELIC

O concurso abre oportunidades para os artistas exporem suas obras e proporciona ao público o contato com o belo, com a diversidade, com novos pensamentos e manifestações, colaborando para a construção de um ambiente virtuoso em que a arte e a criatividade ganham fruição e se expandem

CÉSAR AUGUSTO BELISÁRIO

Recebi o convite para ser membro da comissão julgadora, com muita satisfação. Este projeto artístico, que já envolveu outros segmentos da nossa cultura, merece atenção e envolvimento

EDNA CARLA STRADIOTO

A categoria precisa de chances como esta e os artistas devem se engajar, inclusive, para mostrar apoio àqueles que criam oportunidades porque
há um déficit muito grande de eventos de artes visuais. Para mim, o projeto é duplamente especial

JOSIANI SABINO

Considero muito importante o incentivo à arte e a sua expressão no mais amplo sentido. É o caminho que algumas pessoas encontram de se comunicar, de expressar seus sentimentos e emoções, de ajudar o outro ou a si mesmo, de se integrar e fazer parte do mundo e da sociedade em que vivemos

VINÍCIUS SAVÉRIO

É importante ter esse tipo de ação e criar novos espaços de visibilidade para os artistas, incentivando novos talentos a produzirem. É fundamental trazer os holofotes para os artistas da região e fomentar o consumo de arte local, gerando uma cadeia de produção da economia criativa

BETO COCENZA

É uma iniciativa muito importante para artistas, apreciadores das artes, mercado de arte e a comunidade como um todo, que se beneficiará deste importante projeto. Vamos torcer para termos muitas inscrições e que se repita por muitos anos, revelando talentos de nossa região

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por