SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
CARREIRA

Amizade ou network?

Confira 6 princípios da amizade que devem ser utilizados nos negócios

Da Redação
Publicado em 29/07/2022 às 19:31Atualizado em 29/07/2022 às 19:42

Já foi mais do que provado que atualmente no mundo dos negócios é essencial a formação de uma boa rede de contatos. O chamado networking é uma ótima maneira de expandir esses contatos, sendo que, diversas vezes, a melhor maneira de se viver é entre amigos. E por quê não trazer os conceitos da amizade para um negócio? De acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações vindas de contatos, provando o valor de conhecer pessoas e manter boas relações com elas no ambiente profissional.

Para Mara Lemes Martins, psicóloga e VP da Business Network International (BNI Brasil), tratar os negócios como uma amizade pode ser bastante benéfico. “Embora seja importante separar o ambiente profissional do pessoal, é bastante útil utilizar alguns princípios da amizade nos negócios, como lealdade, sinceridade e companheirismo, que unidos podem criar relações saudáveis e úteis. Essas relações podem trazer diversos frutos, tanto para as empresas como para seus funcionários”, explica.

Durante o período de pandemia, quando o contato presencial foi afetado, as relações passaram a ser construídas nos meios digitais. A importância das relações foi transferida para aplicativos e redes sociais que conectam as pessoas através, por exemplo, do Linkedin. Para se ter ideia, a plataforma já atinge mais de 56 milhões de usuários no Brasil, se tornando a quarta maior comunidade do mundo - atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. Confira os preceitos da amizade que a especialista considera valiosos nos negócios.

TENHA CONFIANÇA NAS PESSOAS

O ditado diz que “a confiança é uma via de mão dupla” – logo, além de ser leal, é fundamental confiar em quem tem sua lealdade. “Isso porque, em diversos momentos, temos que contar com a ajuda de outros. São nestes momentos que as amizades mostram o seu valor. Nem sempre o seu conhecimento próprio dá conta das demandas de um trabalho, por isso é importante ter pessoas de confiança que possibilitem a garantia de saber o que fazem e que vão ser úteis para seu auxílio”, complementa a psicóloga.

ESTEJA DISPONÍVEL

Uma amizade no mundo dos negócios só pode ser construída se ambas pessoas se esforçarem por ela. “É importante estar lá para fornecer ajuda, uma vez que para fortalecer uma amizade, é fundamental estar aberto não só para receber ajuda como para fornecê-la quando preciso, resultando em amigos de grande valor”, entende a psicóloga.

SEJA LEAL DENTRO DOS NEGÓCIOS

Lealdade é um dos pilares de uma amizade valiosa e duradoura, por isso é importante evitar ao máximo agir contra as pessoas que estão ao seu lado e se manter fiel a elas. “A lealdade é uma característica que, a longo prazo, é notada nas relações. Portanto, é importante manter-se leal dessa forma que, certamente, será valorizado no mercado por isso”, acredita.

SEJA TRANSPARENTE E SINCERO

Seja em uma amizade ou não, a transparência, com sócios, funcionários ou clientes, é imperativa nos negócios como forma de deixar a mostra as intenções suas ou da empresa. “É crucial que exista sinceridade dentro do mundo corporativo. Por isso, é necessário demonstrar seus interesses, tornando mais simples lidar com qualquer e ventualidade depois”, diz.

SAIBA OUVIR

Achar um bom equilíbrio entre ouvir e compartilhar é essencial para um bom ambiente de trabalho. “Acredito que o trabalho seja pautado em compartilhamento, seja de informações, experiências, conhecimentos ou até mesmo contatos. O mais importante é entendermos que colaborar faz parte do ser humano e isso pode ajudar não só na vida pessoal, como na profissional também”, conclui. 

TENHA AMIGOS NO TRABALHO

Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, ter uma amizade no trabalho torna os colaboradores mais felizes e engajados. Além disso, deixa o ambiente mais leve e tranquilo. “Tudo isso melhora o rendimento e também torna a rotina menos cansativa para os colaboradores que demonstram ter preferência por escritórios onde se sentem seguros e entre amigos. Quando se está convivendo em um ambiente com amigos, os negócios fluem com muita mais facilidade, seja essa amizade seu sócio, chefe, funcionário, ou companheiro, tudo ocorre om mais leveza”, explica a psicóloga Mara Lemes Martins.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por