SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2021
BELEZA

Lindos encaracolados e saudáveis

Tricologista e especialista em cabelos crespos e cacheados dão dicas para manter esse tipo de fio bem cuidado

Núcleo Digital
Publicado em 02/10/2021 às 19:47Atualizado em 03/10/2021 às 08:05

Mais do que estilo e atitude, o cabelos crespos e cacheados carregam uma história de luta. Além de ser um importante símbolo de resistência na história negra. Só quem possui esse tipo de fio, sabe o que é se sentir livre, leve e ainda mais linda. Durante muito tempo, as mulheres negras aderiram aos procedimentos de alisamento e o motivo é simples, o cabelo liso sempre foi considerado o mais bonito e mais aceitável pela sociedade. Além disso, o mercado não oferecia grandes possibilidades para o cuidado dos encaracolados.

Contudo, podemos observar que esse cenário está se fechando e dando lugar para uma outra realidade. Encontramos mais mulheres se aceitando, o surgimento de profissionais especializados e de produtos específicos para a curvatura. Apesar disso tudo, não é tão fácil deixar esse cabelo sempre saudável, é preciso ter alguns cuidados especiais.

Segundo a dermatologista e tricologista, Angélica Pimenta, a oleosidade natural dos cabelos crespos e cacheados tem mais dificuldade de chegar até as pontas, o que resulta em ressecamento e perda de brilho, se não cuidar da maneira correta. Isso torna-os frágeis e quebradiços. Ela também explica que para entender o que caracteriza o tipo de cabelo, devemos entender a formação dele.

"Existem estruturas capilares chamadas folículos pilosos. Elas são ‘bolsinhas’ espalhadas pela camada superficial da pele, a epiderme. São nos folículos que nascem os fios e neles é produzido um tipo de proteína chamada alfa-queratina. Dentro de cada fio, nas cadeias de alfa-queratina, há átomos de enxofre. A ligação desses átomos, é o que define a estrutura do fio. Ou seja, quanto mais ligações, mais crespo o cabelo é e maior a dificuldade em hidratar naturalmente a ponta", explica a tricologista.

Manter um cronograma de hidratação, ajuda muito o cabelo nesse sentido. Quem tem esse tipo de fio, pode afirmar por experiência própria o quanto o cabelo fica diferente ao ser hidratado. A contadora Fernanda Aguiar Chagas, de 24 anos, mesmo com a correria do dia a dia, procura estar sempre cuidando dos cachos e abusa das frutas e dos óleos vegetais, que acredita dar um toque a mais no resultado final. "Todo cabelo absorve muitas coisas do ar e quando a gente nutre, restaura e hidrata o cabelo, estamos deixando ele mais forte e pronto para o dia a dia. Eu não abro mão de cuidar, pois a diferença é nítida. Banana, abacate, amido de milho, óleo de azeite e rícino são coisas que adiciono nos cremes de hidratação e que deixam meu cabelo mais saudável e bonito também", conta.

(Colaborou Emanuelle Cristina)

Cuidados especiais

O cuidado com os cabelos naturais já começa desde a lavagem. O ideal na hora de lavar é optar por produtos Now Pow (higienizadores que não fazem espuma) e se preocupar sempre com o couro cabeludo. Na hora da hidratação, as etapas a seguir vão depender da marca do produto que você vai utilizar, mas o correto é: higienizar, utilizar o condicionador para desembaraçar e por fim, a máscara hidratante.

Na hora da finalização, esteja com o cabelo bem molhado. Com isso, você usa menos produto e evita o aspecto pesado. A quantidade de água, vai auxiliar na diminuição de frizz. A fim de um cabelo mais definido, conte com a junção do creme + gelatina.

Com a finalidade de manter a definição do cabelo no day after, que são os dias depois da lavagem, optar por dormir com touca e fronha de setim que deslizam e não permitem o atrito do cabelo com o travesseiro. Mas se mesmo assim, ele ainda tiver perdido a modelagem, pegue um borrifador com água, coloque um pouquinho do creme que você utiliza no dia a dia e borrife nos pontos necessários, formando cachos com os dedos. Ao cortar, é imprescindível o corte a seco e seria bacana optar pelo corte em camadas.

Fonte: Nathália Mazzari, especialista em corte e tratamento de cabelos crespos e caheados

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por