SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2022
BELEZA

Drenagem X Massagem Modeladora

Especialistas explicam as diferenças e os benefícios de cada método

Núcleo Digital
Publicado em 24/12/2021 às 04:01Atualizado em 27/12/2021 às 17:25

Você é daquelas pessoas que ainda têm dúvidas sobre a diferença entre drenagem linfática e massagem modeladora? Ou que já deixou de fazer esses métodos por não entender para que serve cada um? Se a resposta for sim, vamos te ajudar. A drenagem linfática é um tipo de massagem corporal realizada de forma mais leve e que serve para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento de celulites, inchaço ou linfedema, além de ser muito utilizada no pós-operatório de cirurgias. Já a massagem modeladora, tem o objetivo de modelar o corpo. Ela trabalha para reduzir medidas e funciona com movimentos mais rigorosos e mais rápidos, dando firmeza corporal e tonificando a musculatura.

Os benefícios dos dois métodos são inúmeros. "Para uma mulher no período pré-menstrual e menstrual, por exemplo, fazer uma drenagem auxilia, e muito, no bem-estar. "Nesse período elas costumam ter mais retenção de líquidos. Ao fazer a drenagem, as toxinas são eliminadas e as mulheres se sentem mais leves e uma melhora instantânea no corpo. No caso da modeladora, os benefícios vão ser gradativos, pois vamos ter que mobilizar toda a região de gordura para tratar pontual, onde tem a gordura localizada, a celulite, abdômen, glúteo, entre outros pontos", explica a esteticista Flávia Cuzziol.

A frequência com que é realizado cada método também é diferente. No caso da drenagem linfática, o correto é que se realize uma vez por semana ou, dependendo do caso, duas vezes porque é ao longo das sessões que vai aparecendo o resultado e a pessoa vai acumulando menos líquidos. Quando tratamos a redução de medidas, o certo é fazer de duas a três vezes na semana, para poder trabalhar a região onde tem a gordura ou a celulite e conseguir ver o efeito.

Segundo a esteticista, apesar das inúmeras vantagens que os métodos proporcionam, há também alguns cuidados que eles exigem na hora da aplicação. "Na drenagem, o profissional precisa saber a pressão da mão. Tem que ser bem de leve pra encaminhar a linfa para os gânglios (região das axilas e virilha) e conseguir eliminar os líquidos. Já a modeladora, a gente não pode por peso ou apertar, mas devemos fazer movimentos rigorosos e rápidos, tomando cuidado com lesões, pois muitas vezes o paciente fica com hematomas e isso não pode acontecer", afirma. (Colaborou Emanuelle Cristina)

Para saber mais

Nenhum tipo de massagem ajuda perder peso e sim perder medidas. Mas o peso está relacionado a boa alimentação e a atividade física, portanto com os dois associados à estética, certamente teremos um excelente resultado na diminuição de medidas.

Todas as pessoas podem e devem fazer massagens ou drenagens, principalmente as mulheres que retêm muitos líquidos, seja hormonal ou não

As contraindicações incluem gestantes e pacientes oncológicos, que precisam de liberação médica.

Fonte: Vanessa Priscila Dioto Fumagalli, fisioterapeuta. 

Fique de olho

Se estiver com alguma lesão, infamação ou infecção, não realize a massagem modeladora, pois pode aumentar a circulação sanguínea e ser prejudicial para a saúde futuramente.

Fonte: Flávia Cuzziol, esteticist

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por