Diário da Região
APRESENTAÇÃO

Aos 75 anos, Diário celebra o jornalismo profissional e a memória publicitária

Relação simbiótica entre o jornal, seus parceiros comerciais e a comunidade de leitores, desde os primeiros anos de atividade, é pilar que sustenta a longevidade do Grupo Diário em Rio Preto e no Noroeste paulista

por Milton Rodrigues
Publicado em 22/07/2025 às 18:57Atualizado há 11 horas
Exibindo 0 de 0
Norberto Buzzini, diretorpresidente do Diário da Região, fala ao telefone em sua mesa, na primeira sede do jornal (Jaime Colagiovanni 1960 / Digitalização: Zé Nogueira / Acervo: Fernando Marques)
Norberto Buzzini, diretorpresidente do Diário da Região, fala ao telefone em sua mesa, na primeira sede do jornal (Jaime Colagiovanni 1960 / Digitalização: Zé Nogueira / Acervo: Fernando Marques)
Primeiras edições do Diário sendo montadas em máquina de linotipo, na primeira sede do jornal (Jaime Colagiovanni 1960 / Digitalização: Zé Nogueira / Acervo: Fernando Marques)
Primeiras edições do Diário sendo montadas em máquina de linotipo, na primeira sede do jornal (Jaime Colagiovanni 1960 / Digitalização: Zé Nogueira / Acervo: Fernando Marques)
Ouvir matéria

Folhear antigas edições do Diário da Região em meio às notícias, artigos e peças publicitárias equivale a abrir um rico álbum de memórias da cidade. Em tempos em que não havia redes sociais nem campanhas digitais, era nas páginas do jornal que nasciam os grandes slogans, se firmavam os nomes mais tradicionais do comércio e se construía a identidade econômica e cultural da região. Preservados nos acervos do Diário, os comerciais são documentos preciosos, que revelam o passado com afeto e nostalgia, enriquecem o presente, projetam o futuro e reforçam o papel do jornal como guardião da história local.

Clique aqui para ler o caderno especial na íntegra

Para celebrar seus 75 anos completados neste 23 de julho, o Diário convida leitores e anunciantes a revisitar os anúncios que, publicados nas páginas do jornal, construíram uma memória afetiva que permanece viva no imaginário de milhares de pessoas e agrega a força da inspiração para as novas gerações. São comerciais icônicos de lojas, indústrias, clubes, estreias de filmes nos cinemas de rua, empreendimentos imobiliários e promoções no comércio, incluindo as grandes precursoras dos atuais e modernos shoppings centers. Registrados para a posteridade, criaram laços emocionais entre marcas e consumidores e ajudaram a construir a identidade rio-pretense.

Mais do que ofertas, os anúncios mostram como as pessoas viviam, o que consumiam, onde se encontravam, como se vestiam e até como sonhavam. Registraram estilos de vida, tendências e hábitos de consumo, tornando-se documentos valiosos da história regional. Em convivência harmônica e sadia com a atuação do noticiário, contribuíram para sustentar o jornalismo profissional ao longo do tempo e reforçaram o papel do Diário da Região como um veículo completo: fonte de informação confiável, vitrine do comércio, indústria e prestação de serviços, e espelho fiel do desenvolvimento econômico e social de São José do Rio Preto e região.

Essa relação simbiótica entre o jornal, seus parceiros comerciais e a comunidade de leitores é um dos pilares que sustentam a longevidade do Grupo Diário. A publicidade acompanhou todas as fases do jornal — do linotipo ao offset, do papel ao digital — e contribuiu para que o Diário da Região se tornasse mais do que um meio de comunicação e se transformasse em elo fundamental na rede de desenvolvimento regional. Nesse contexto, o anúncio publicitário ocupou espaço de destaque, refletindo e impulsionando a atividade econômica local, promovendo negócios, lançando tendências e conectando empresas ao seu público.

O Diário alavancou a publicidade dentro de um papel que preencheu e suplantou a função comercial, pondo os motores do desenvolvimento para funcionar. O espaço publicitário no jornal impulsionou o crescimento de pequenos negócios, deu visibilidade a empreendedores e fortaleceu grandes parcerias institucionais. Em contrapartida, movido pela confiança e investimento desses anunciantes, o jornal pôde se modernizar, expandir sua cobertura e adotar novas tecnologias de impressão e plataformas digitais.

Comemorando 75 anos de circulação ininterrupta, o Diário da Região celebra também seus anunciantes e leitores, que juntos escreveram uma história de credibilidade, inovação e compromisso com o crescimento de Rio Preto e região. Mais que páginas impressas ou pixels em uma tela, são décadas de parcerias transformando ideias em ações, anúncios em conquistas e leitores em protagonistas do progresso.