Orienta SUS facilita acesso a informações de saúde
Cinquenta pacientes foram atendidos neste sábado, 7/6, no Centro de Especialidades Odontológicas

A população de São José do Rio Preto conta com um importante aliado na busca por informações e acesso a tratamentos de saúde: o Orienta SUS, serviço da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo orientar usuários da rede municipal sobre atendimentos, procedimentos e medicamentos ofertados pelo SUS nas esferas municipal, estadual e federal.
O município conta com duas unidades do serviço: uma no Poupatempo e outra na Prefeitura Regional Norte. No Poupatempo, o Orienta SUS funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Já na Prefeitura Regional Norte, o funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h.
O atendimento é realizado preferencialmente por agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (17) 3202-7740 ou de forma on-line, pelo Portal Cidadão. Para ser atendido, o munícipe deve apresentar documento pessoal com foto, prescrição médica (quando houver) e comprovante de residência em nome do beneficiário do atendimento.
Usuários da rede particular também podem ser atendidos no serviço.
Dúvidas frequentes
O SUS fornece medicamentos gratuitos?
A Assistência Farmacêutica do SUS é uma responsabilidade compartilhada entre União, Estados e Municípios. O acesso a medicamentos pelo SUS em Rio Preto é garantido pela Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), que contém quase 400 itens, incluindo analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos e antidiabéticos.
Onde retirar esses medicamentos?
A distribuição é feita nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas duas Farmácias Municipais da cidade, Centro e Norte.
Como retirar os medicamentos?
Para retirar os medicamentos, é necessário residir em São José do Rio Preto e apresentar a receita médica original.
Tenho diabetes. O SUS fornece medicamentos gratuitos?
Especificamente para os pacientes com diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde fornece, além dos medicamentos como metformina e gliclazida, as insulinas NPH e regular.
Também estão disponíveis insumos essenciais para o controle da glicemia, como glicosímetros, lancetas, seringas, agulhas e recipientes para descarte de materiais perfurocortantes. A quantidade dos insumos varia conforme o tipo de diabetes e frequência dos testes, seguindo protocolo municipal.
As insulinas análogas de ação rápida e prolongada, bem como o antidiabético dapaglifozina, são fornecidos pelo Governo do Estado e distribuídos pelas chamadas farmácias de alto custo. Para ter acesso, o paciente precisa apresentar o Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME), documentos pessoais e exames compatíveis com o protocolo do medicamento solicitado.
Todas essas orientações podem ser obtidas nos balcões do Orienta SUS.
Farmácia Popular: mais uma opção para retirar medicamentos gratuitos
Outra alternativa importante para o cidadão é o Programa do Ministério da Saúde, Farmácia Popular, presente em farmácias comerciais credenciadas.
Na Farmácia Popular, estão disponíveis medicamentos para doenças como asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, colesterol alto, Parkinson, glaucoma, rinite, além de anticoncepcionais, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis.
Como retirar os itens na Farmácia Popular?
Para retirar os itens na Farmácia Popular, é necessário apresentar documento com foto, CPF e receita médica válida — seja do SUS ou da rede particular. No caso de pacientes que não possam comparecer, o representante legal ou procurador deverá apresentar documentação que comprove a representação legal, como sentença judicial ou procuração com firma reconhecida.
Desde fevereiro de 2025, o Programa também oferta gratuitamente fraldas descartáveis para pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos. Cada usuário pode retirar até 120 unidades por mês. Para isso, é preciso apresentar, além dos documentos pessoais, receituário, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso de fraldas, com a devida Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso de pessoas com deficiência.
Orienta SUS em números
O Orienta SUS realizou 768 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano, sendo 407 no Poupatempo e 361 na Prefeitura Regional Norte. Do total de atendimentos, 98% foram resolvidos pelo próprio serviço, comprovando sua resolutividade.
Serviço
Orienta SUS – Agendamento:
📞 (17) 3202-7740
🌐 Portal Cidadão
Locais de atendimento:
📍 Poupatempo – Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábado, das 9h às 13h
📍 Prefeitura Regional Norte – Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h