Educação distribui mais de 160 mil livros para alunos de escolas municipais





A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta segunda-feira, 30/6, o projeto “Ler e Reler”, que vai ampliar o acesso das crianças da rede municipal de ensino a livros de qualidade e incentivar o hábito da leitura em casa. O lançamento do programa foi realizado na Escola Municipal Amaury de Assis Ferreira, com a entrega dos primeiros kits literários.
Cada aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vai receber uma mochila com 8 livros selecionados especialmente para a faixa etária e os objetivos pedagógicos de cada etapa, além de um exemplar do livro Trajetórias Leitoras, com atividades para os estudantes e propostas de trabalho para educadores. Os professores e coordenadores pedagógicos também recebem kits próprios.
Ao todo, serão distribuídos mais de 163 mil livros para 20,4 mil alunos da rede municipal. Os exemplares são levados para casa e passam a integrar o acervo pessoal das crianças, possibilitando momentos de leitura em família, longe das telas. Como todos os estudantes da turma recebem os mesmos títulos, as obras também serão trabalhadas em sala de aula, com projetos e atividades que incentivam a troca de experiências e a formação de novos leitores.
A secretária de Educação, Renata Azevedo, acompanhou o evento e elogiou o comportamento e a educação dos alunos. "Participar deste momento é uma alegria muito grande. Esse material vai contribuir com a fluência leitora de vocês. E sabem o que significa ser fluente numa leitura? Significa entender tudo o que foi lido. E o mais importante: vocês serão capazes de opinar sobre aquilo que leram”, disse Renata.
O prefeito Coronel Fábio Candido destacou a importância da leitura para o desenvolvimento dos alunos e valorizou a iniciativa. “Estamos incentivando a leitura, porque não adianta exigir que a criança escreva bem se ela não souber ler direito. Com a leitura, a gente viaja, aumenta o vocabulário, desenvolve a criatividade e passa a escrever melhor. É por isso que estamos nos esforçando para que vocês tenham a primeira biblioteca de vocês”, afirmou.
O aluno Murilo Soares, de 6 anos, aprovou o programa. “Eu gosto muito de ler. Quando a gente lê, aprende novas palavras”, disse ele, durante o evento de lançamento.
Entre os benefícios do “Ler e Reler” estão o incentivo à leitura, a inclusão literária — com a formação de um acervo pessoal inicial de cada aluno — e a oportunidade de proporcionar mais tempo de qualidade em família, longe das telas. A iniciativa também apoia o aprendizado em sala de aula, valoriza a literatura nacional e contemporânea e fortalece a integração entre escola e família.
Todas as escolas que atendem a faixa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental já receberam os kits literários, que serão distribuídos ao longo do mês de julho. Cada unidade pode decidir se faz a entrega antes ou depois do recesso escolar, que começa no próximo dia 7. As aulas serão retomadas no dia 21/7.
Livros do Projeto Ler e Reler
1º Ano:
Bichão sem Coração, de Cristiane Velasco
Este Livro Não Tem História?, de Renata Bueno
O Baixo Alberti, de Ana Calle e Dipacho
Família Tubarônica, de Alexandre de Castro e Jean-Claude Alphen
O Gato Subiu no Teclado, de Mariana Mesquita
Tiê, de Biry Sarkis
Bate-Boca, de Claudio Fragata e Raquel Matsushita
Lunar, de Maurício Veneza
Trajetórias Leitoras – 1º Ano
2º Ano:
Gemas do Mesmo Ovo, de Andrea Taubman e Marcelo Pellegrino
Um Sonho Cor de Verde, de Claudio Fragata
O Passarinho Feio, de Biry Sarkis
Tem um Elefante Sentado no meu Coração, de Anna Claudia Ramos
Jogo do Como-Pode, de Luiz Machado, Marta Lagarta e Leo Cunha
O Que é Que Tem na Cabeça?, de Vanessa Ratton
O Livro dos Chás, de Renata Bueno
Zaida, a Feiticeira Princesa, de Maria Viana
Trajetórias Leitoras – 2º Ano
3º Ano:
Tapera, de Marcelo Jucá e Vanessa Prezoto
Paca, Tatu... Cutia, Sim!, de Claudio Fragata
Peixe de Abril, de Simone Mota
As Torres, de Orlando Pedroso
Maria Vai e Volta, de Edy Lima
Sabe Como Faz?, de Maria Amália Camargo
Na Beira da Estrada, de Augusto Pessôa
O Castelo de Todas as Cores, de Alexandra Levy
Trajetórias Leitoras – 3º Ano
4º Ano:
Mistral, de Luiz Antonio Aguiar
A Cinderela dos Cajueiros, de Severino Rodrigues
Dilermando, o Cão, de Julia Wahmann
Abecê do Macunaíma, de Claudio Fragata
Na Minha Casa tem um Lestronfo, de Rosana Rios
O Pé de Palavras, de Ana Rapha Nunes
O Voo Supersônico de Galateia, de Claudio Fragata
Era Uma Vez uma Avó Para Sempre, de Sônia Barros
Trajetórias Leitoras – 4º Ano
5º Ano:
Ubuntu e Outras Histórias Africanas, de Celina Bodenmuller e Fabiana Prando
As Peripécias da Senhora Adélia, de Maria Amália Camargo
O Cachorro que Sabia Falar, de Edy Lima
A Menina da Varanda, de Leo Cunha
Joana Tijolo Capim, de Marcelo Jucá
O Menino Azarado, de Flávia Fonseca
Pelos Olhos de Enzo, de Andrea Viviana Taubman
Além do Mar, de Ana Rapha Nunes
Trajetórias Leitoras – 5º Ano