Sob pressão, governo do Coronel anuncia 'Plano C' para o Centro Pop em Rio Preto
A Secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Reis, revelou que município encontrou um local de 14 mil metros quadrados, entre Terminal Turístico e Pet Park, para levar o serviço de atendimento a moradores em situação de rua; esse é o terceiro local apontado pela Prefeitura para o Centro Pop

O governo do Coronel Fábio Candido (PL) anunciou nesta quinta-feira, 16, uma nova área para onde deverá ser levado o Centro Pop de Rio Preto, serviço de atendimento a moradores em situação de rua.
Em entrevista ao jornalista Guilherme Baffi, a secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Reis, revelou que a atual gestão localizou um espaço verde, entre o Terminal Turístico e o Pet Park, em que está sendo projetada a construção da sede do Centro Pop. A área fica na avenida Philadelpho Gouveia Neto, a menos de cem metros de onde hoje funciona o órgão público.
“Nós encontramos um local de 14 mil metros quadrados, ao lado do Terminal Turístico e o Pet Park. É um espaço que tem um impacto muito diferente, porque já está num espaço da população de rua. Eles já se entendem ali, já se identificam”, afirma a secretária.
Sandra Reis segue dizendo que se trata de um “estudo ainda”. “O projeto está em andamento”, continua ela.
Sandra Reis afirmou também que já foi dado um retorno sobre a área projetada ao Ministério Público. Isso porque, recentemente, o promotor de Justiça Sério Clementino encaminhou à pasta uma série de questionamentos sobre os andamentos das medidas voltadas à população em situação de rua que ocupa a região central de Rio Preto.
Terceira tentativa
Desde que anunciou a remoção do Centro Pop da área ocupada atualmente, ao lado da antiga sede do Clube Palestra e hoje uma unidade da rede atacadista Assaí, o governo vem enfrentando dificuldades para dar um novo destino aos moradores em situação de rua.
O plano inicial, tornado público em abril, era levar o Centro Pop para o bairro Boa Vista, ao lado de um Centro de Convivência e de um serviço voltado a pacientes com HIV.
A escolha provocou uma onda de protestos organizados por moradores da vizinhança e também por vereadores, alguns deles da base governista, resultando em intenso desgaste político à administração municipal.
Diante da barulhenta pressão, o governo coronelista anunciou uma nova área para abrigar o serviço, desta vez a sede da Emurb, na Avenida Philadelpho Gouveia Neto, 2150.
No dia 5 de setembro, em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) declarou que a decisão estava tomada. “E a gente não volta atrás”, declarou em tom de aviso aos possíveis insatisfeitos de que não adiantava meter pressão por nova mudança.
No entanto, os planos do governo era levar a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) para a sede do Sindicato dos Médicos de Rio Preto e Região, cuja área foi uma concedida pela Prefeitura. Numa briga política com a dirigente da entidade sindical, a médica Merabe Muniz, a gestão municipal determinou a devolução da área. A Justiça, no entanto, deu liminar favorável ao sindicato, suspendendo a determinação. Diante do impasse, o governo saiu atrás do “Plano C”.
Era sigilo
O projeto envolvendo a área apontada pela secretária de Desenvolvimento Social vinha sendo guardado em sigilo, segundo a Coluna apurou. O espaço foi “tirado da cartola” diante dos insistentes questionamentos dos comerciantes da região central e, principalmente, do Ministério Público.
A retirada do Centro Pop do local atual é um pedido antigo dos comerciantes do Centro e também interessa diretamente ao Assaí, que tem planos de transformar o atual local em um estacionamento. A rede atacadista, inclusive, deverá construir um “barracão” para abrigar os serviços ou custear a reforma de um prédio já existente.
A saída apresentada não tira da cena central da cidade a população que tanto incomoda os lojistas e afins, mas dá uma resposta ao Ministério Público e atende à demanda do Assaí.
Além do mais, o novo espaço não tem vizinhos “de porta”, como ocorreria na Boa Vista. Como o assunto já virou uma novela, agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.