Diário da Região
POLÊMICA DO IPTU

Rosicler Quartieri deixa o PSB de Valdomiro e segue no governo do Coronel

Secretária da Mulher, que disputou cargo de vice na chapa de Valdomiro em 2024, decidiu permanecer na pasta mesmo após deputado entrar em rota de colisão com prefeito por criticar alta do IPTU

por Vinícius Marques e Maria Elena Covre
Publicado há 1 horaAtualizado há 36 minutos
Secretária da Mulher, Rosicler Quartieri (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Galeria
Secretária da Mulher, Rosicler Quartieri (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

A secretária da Mulher de Rio Preto, Rosicler Quartieri, pediu, nesta quinta-feira, 5, sua desfiliação do PSB. Com isso, ela segue no governo do Coronel Fábio Candido (PL) mesmo depois de seu padrinho político, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), entrar em rota de colisão com o prefeito.

Rosicler foi candidata a vice-prefeita na chapa de Valdomiro Lopes em 2024. A saída dela do PSB ocorre em meio à “crise do IPTU”. Valdomiro postou vídeo em redes sociais no qual criticou o governo do Coronel Fábio Candido (PL) em função do projeto, aprovado no ano passado na Câmara, que alterou a Planta Genérica de Valores (PGV).

Valdomiro defendeu a revogação da lei que, segundo ele, foi aprovada às pressas e resultou em aumentos abusivos. Com isso, dois vereadores do partido, que votaram a favor da lei no ano passado - Abner Tofanelli e Alex Carvalho - assinaram proposta apresentada por João Paulo Rillo (PT) que invalida a PGV aprovada em 2025. Isso aumentou ainda mais a tensão entre o deputado e o prefeito.

Em meio ao litígio, o governo do Coronel Fábio Candido exonerou dois assessores que eram indicações do PSB. Tanto dentro do governo como entre os pessebistas, acredita-se que mais nomes serão dispensados.

A grande expectativa, no entanto, se dava em torno da permanência de Rosicler no comando da Secretaria da Mulher, que abriga também em cargo de comissão a filha do deputado do PSB.

Segundo fontes da Coluna ligada ao prefeito, a decisão de deixar o PSB teria partido da própria secretária, ou seja, não teria sido uma imposição do Coronel. "Ela quis sair e o Coronel gosta dela", disse a fonte.