SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
ELEIÇÕES 2022

Roteiro dos políticos em Rio Preto tem HB e Favela Marte como paradas 'obrigatórias'

Hospital de Base, gabinete do prefeito, entidades empresariais como Acirp e Lide, pastel do Mercadão e a Favela Marte, agora pop, estão na lista dos locais preferidos de pré-candidatos que movimentam a cidade

Maria Elena Covre e Michele Montemor
Publicado em 07/05/2022 às 21:04Atualizado em 08/05/2022 às 07:35
Rodrigo Garcia com Carlão Pignatari e Edinho na Favela Marte (Reprodução Redes Sociais)

Rodrigo Garcia com Carlão Pignatari e Edinho na Favela Marte (Reprodução Redes Sociais)

Oficialmente, a campanha eleitoral só começa em 16 de agosto. Mas, na prática, uma horda de políticos locais e de fora já movimenta Rio Preto atrás de apoiadores e eleitores para as eleições deste ano, quando serão escolhidos presidente da República, governador do Estado, senador e deputados estadual e federal.

As agendas desta multidão de pré-candidatos e suas “comitivas” - que fotografam, filmam, colhem depoimentos, escalam criancinhas para os chefes pegarem no colo e idosos para serem afagados - permitem elencar quais os points mais procurados na cidade pelos políticos no atual estágio de caça ao voto.

O Hospital de Base é o primeiro colocado no roteiro político-turístico, atraindo o interesse nomes de A a Z, que vão atrás de uma imagem ao lado dos médicos Jorge Fares e Amália Tieco, os cabeças atuais com maior visibilidade dentro da instituição.

Por lá passaram, recentemente, entre outros, Sérgio Moro (União Brasil), ainda na condição de presidenciável; o presidenciável Luiz Felipe d'Avila (Novo) e o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), além de uma lista gigante de deputados federais e estaduais.

O gabinete do prefeito para uma foto ao lado de Edinho Araújo (MDB), com direito à divulgação de emendas ou conquistas para o município, também é agenda das mais cobiçadas pelos pré-candidatos de plantão, especialmente aqueles que ambicionam se eleger ou reeleger a cargos na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB), na visita de abril, mostrou que comer pastel no Mercadão – um clássico das campanhas eleitorais – , segue em alta, além de incluir no roteiro um novo point, a Favela Marte, que agora é pop. O tucano, assim como Jair Renan (o filho ‘zero quatro’ do presidente) e parlamentares bolsonaristas, também ajudou a catapultar outro endereço à lista das paradas obrigatórias em Rio Preto: o “Q-G” da Polícia Militar, incluindo as sedes do 17º Batalhão e do Baep.

A Acirp e o Lide, entidades que representam o empresariado local, viraram passarela obrigatória na conquista de mentes e corações, tendo em vista as eleições de 2022. Pela associação comercial passaram, entre outros, os ‘governadoráveis’ Abraham Weintraub (PMB), Guilherme Boulos (Psol) e Haddad. Já o Lide recebeu para debates, por exemplo, Moro e o pré-candidato ao governo paulista pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas, além do ex-presidente Michel Temer (MDB), ainda a postos para encabeçar uma 3ª via presidencial, “se for para o bem do Brasil”, como ele diz.

Mais lugares

Completam a lista dos points preferidos dos políticos em campanha até o momento a Santa Casa, de Nadim Cury, templos religiosos (evangélicos e católicos), OAB, veículos de imprensa e empresas ou empresários que representem o agronegócio, caso do ex-ministro da Agricultura e agropecuarista Antonio Cabrera Mano Filho e seu clã.

Em termos de oferta de cabos eleitorais de luxo, a Câmara Municipal de Rio Preto é a mais fértil, mas como ali ninguém conquista apoiadores durante visitas públicas, mas sim em longas negociações entre quatro paredes, o local não aparece no levantamento feito pelo jornal dos pontos mais visitados pelos pré-candidatos até o momento.

Sertanejo

Numa espécie de licença poética, em que o conceito de “point” se estende a celebridades ou influencers digitais com poder de convencer eleitores, o sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, é a bola da vez. Os políticos estão ávidos para pegar carona na popularidade do sertanejo, que se esmerou na ajuda ao então candidato Jair Bolsonaro em 2018 e cujo bolsonarismo ainda é explícito. Na visita a Rio Preto na semana passada, Rodrigo Garcia garantiu a pose ao lado do artista numa atividade no bairro Solo Sagrado.

Estratégia

E que ninguém pense que agenda de político é algo fácil de fazer. Pelo contrário. Sempre estratégica, demanda, muitas vezes, abrir portas emperradas ou dizer não àquelas escancaradas.

“Basicamente, a proposta é gerar uma agenda multitemática na cidade e região. Quando existem entregas de obras ou ações diretas com a população, são agendados eventos locais e tentamos sempre buscar agendamento de visitas e eventos que perpassem os mais diversos temas de atuação do Governo, com foco nos pilares saúde, segurança, educação e geração de emprego”, explica a jornalista Mirna de Lima Soares, assessora direta do governador Rodrigo Garcia.

Diego Polachini, presidente local do Republicanos e responsável pela última agenda de Tarcísio de Freitas em Rio Preto, além de definir os compromissos do deputado federal Marcos Pereira, cacique nacional da legenda, diz que o foco é, sempre, visitar setores cujos trabalhos já estejam alinhados com o projeto, locais públicos e eventos privados, como os encontros partidários.

No PT, as agendas de Fernando Haddad têm como foco “furar a bolha” do universo naturalmente simpático à sigla, dizem lideranças locais do partido.

Fernando Haddad com o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, em visita à entidade (Reprodução Redes Sociais)

Tarcísio de Freitas com o presidente do Lide Noroeste Paulista, Marcos Scaldelai, durante evento na entidade (Reprodução Redes Sociais)

Sergio Moro com a diretora administrativa do Hospital de Base, a médica Amália Tieco (Reprodução Redes Sociais)

Guilherme Boulos e João Paulo Rillo durante entrevista na Redação do Diário (Reprodução Redes Sociais)

Geninho Zuliani em visita ao gabinete do prefeito Edinho Araújo (Reprodução Redes Sociais)

Renato Pupo com o sertanejo Zé Neto, que faz dupla com o cantor Cristiano (Reprodução Redes Sociais)

Rodrigo Garcia com o médico e provedor da Santa Casa, Nadim Cury (Reprodução Redes Sociais)

Edinho Araújo, com Itamar Borges e o filho Edinho no Mercadão de Rio Preto (Reprodução Redes Sociais)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por