Roteiro dos políticos em Rio Preto tem HB e Favela Marte como paradas 'obrigatórias'
Hospital de Base, gabinete do prefeito, entidades empresariais como Acirp e Lide, pastel do Mercadão e a Favela Marte, agora pop, estão na lista dos locais preferidos de pré-candidatos que movimentam a cidade









Oficialmente, a campanha eleitoral só começa em 16 de agosto. Mas, na prática, uma horda de políticos locais e de fora já movimenta Rio Preto atrás de apoiadores e eleitores para as eleições deste ano, quando serão escolhidos presidente da República, governador do Estado, senador e deputados estadual e federal.
As agendas desta multidão de pré-candidatos e suas “comitivas” - que fotografam, filmam, colhem depoimentos, escalam criancinhas para os chefes pegarem no colo e idosos para serem afagados - permitem elencar quais os points mais procurados na cidade pelos políticos no atual estágio de caça ao voto.
O Hospital de Base é o primeiro colocado no roteiro político-turístico, atraindo o interesse nomes de A a Z, que vão atrás de uma imagem ao lado dos médicos Jorge Fares e Amália Tieco, os cabeças atuais com maior visibilidade dentro da instituição.
Por lá passaram, recentemente, entre outros, Sérgio Moro (União Brasil), ainda na condição de presidenciável; o presidenciável Luiz Felipe d'Avila (Novo) e o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), além de uma lista gigante de deputados federais e estaduais.
O gabinete do prefeito para uma foto ao lado de Edinho Araújo (MDB), com direito à divulgação de emendas ou conquistas para o município, também é agenda das mais cobiçadas pelos pré-candidatos de plantão, especialmente aqueles que ambicionam se eleger ou reeleger a cargos na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal.
O governador Rodrigo Garcia (PSDB), na visita de abril, mostrou que comer pastel no Mercadão – um clássico das campanhas eleitorais – , segue em alta, além de incluir no roteiro um novo point, a Favela Marte, que agora é pop. O tucano, assim como Jair Renan (o filho ‘zero quatro’ do presidente) e parlamentares bolsonaristas, também ajudou a catapultar outro endereço à lista das paradas obrigatórias em Rio Preto: o “Q-G” da Polícia Militar, incluindo as sedes do 17º Batalhão e do Baep.
A Acirp e o Lide, entidades que representam o empresariado local, viraram passarela obrigatória na conquista de mentes e corações, tendo em vista as eleições de 2022. Pela associação comercial passaram, entre outros, os ‘governadoráveis’ Abraham Weintraub (PMB), Guilherme Boulos (Psol) e Haddad. Já o Lide recebeu para debates, por exemplo, Moro e o pré-candidato ao governo paulista pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas, além do ex-presidente Michel Temer (MDB), ainda a postos para encabeçar uma 3ª via presidencial, “se for para o bem do Brasil”, como ele diz.
Mais lugares
Completam a lista dos points preferidos dos políticos em campanha até o momento a Santa Casa, de Nadim Cury, templos religiosos (evangélicos e católicos), OAB, veículos de imprensa e empresas ou empresários que representem o agronegócio, caso do ex-ministro da Agricultura e agropecuarista Antonio Cabrera Mano Filho e seu clã.
Em termos de oferta de cabos eleitorais de luxo, a Câmara Municipal de Rio Preto é a mais fértil, mas como ali ninguém conquista apoiadores durante visitas públicas, mas sim em longas negociações entre quatro paredes, o local não aparece no levantamento feito pelo jornal dos pontos mais visitados pelos pré-candidatos até o momento.
Sertanejo
Numa espécie de licença poética, em que o conceito de “point” se estende a celebridades ou influencers digitais com poder de convencer eleitores, o sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, é a bola da vez. Os políticos estão ávidos para pegar carona na popularidade do sertanejo, que se esmerou na ajuda ao então candidato Jair Bolsonaro em 2018 e cujo bolsonarismo ainda é explícito. Na visita a Rio Preto na semana passada, Rodrigo Garcia garantiu a pose ao lado do artista numa atividade no bairro Solo Sagrado.
Estratégia
E que ninguém pense que agenda de político é algo fácil de fazer. Pelo contrário. Sempre estratégica, demanda, muitas vezes, abrir portas emperradas ou dizer não àquelas escancaradas.
“Basicamente, a proposta é gerar uma agenda multitemática na cidade e região. Quando existem entregas de obras ou ações diretas com a população, são agendados eventos locais e tentamos sempre buscar agendamento de visitas e eventos que perpassem os mais diversos temas de atuação do Governo, com foco nos pilares saúde, segurança, educação e geração de emprego”, explica a jornalista Mirna de Lima Soares, assessora direta do governador Rodrigo Garcia.
Diego Polachini, presidente local do Republicanos e responsável pela última agenda de Tarcísio de Freitas em Rio Preto, além de definir os compromissos do deputado federal Marcos Pereira, cacique nacional da legenda, diz que o foco é, sempre, visitar setores cujos trabalhos já estejam alinhados com o projeto, locais públicos e eventos privados, como os encontros partidários.
No PT, as agendas de Fernando Haddad têm como foco “furar a bolha” do universo naturalmente simpático à sigla, dizem lideranças locais do partido.