Psol lança Boulos ao governo de SP e coloca Rillo na direção estadual
As escolhas foram aprovadas em congresso estadual do Psol no último domingo

O Psol confirmou o nome do ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, como pré-candidato ao governo do Estado, em 2022. A legenda também escolheu o vereador de Rio Preto João Paulo Rillo para ser o novo presidente estadual do partido. As escolhas foram aprovadas em congresso estadual do Psol neste domingo, 12.
Boulos foi o segundo colocado na corrida pela Prefeitura da Capital no ano passado. Apesar da derrota no segundo turno para o ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), os 41% dos votos válidos desbancaram o petista Jilmar Tatto, até então principal força política de esquerda na cidade e abriu espaço para o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
O psolista está no centro da articulação política de apoio ao PT nas eleições para presidente em 2022. A pré-candidatura de Boulos em São Paulo, porém, deverá ser discutida com o PT, que estuda lançar o ex-prefeito Fernando Haddad na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Boulos defende uma unidade de forças progressistas de esquerda para fazer frente tanto a Bolsonaro quanto aos tucanos no Estado.
O diretório nacional do Psol também aprovou a ida de Rillo para o comando estadual da legenda. O vereador, que já foi deputado estadual, está no partido desde 2018. Ele ficou 25 anos no PT. Hoje, Rillo é a única representação declarada de esquerda na Câmara de Rio Preto.
A tarefa, segundo ele, é dar continuidade no crescimento do partido, com foco no Interior. “Num momento que o Psol cresce e pela primeira vez que a esquerda bem posicionada para a disputa no Estado. Primeiro desafio é a nossa tentativa de unificação que o Boulos é a melhor alternativa da esquerda em São Paulo”, disse.
(Com Agência Estado)