SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
INCONSTITUCIONAL

Prefeito de Rio Preto veta projeto que isenta taxa para abertura de empresa

Para o governo, a iniciativa é inconstitucional, tem impacto financeiro não previsto no orçamento e ainda representa interferência do Legislativo

Vinícius Marques
Publicado em 14/05/2022 às 00:25Atualizado em 14/05/2022 às 09:53
Edinho Araújo (MDB), rvice Orlando Bolçone (DEM) (Guilherme Baffi 20/12/2019)

Edinho Araújo (MDB), rvice Orlando Bolçone (DEM) (Guilherme Baffi 20/12/2019)

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), vetou projeto de lei que isenta cobrança de taxas municipais para abertura de empresas. O projeto do vereador Paulo Pauléra (PP) foi aprovado pela Câmara em abril. Para o governo, a iniciativa é inconstitucional, tem impacto financeiro não previsto no orçamento e ainda representa interferência do Legislativo em atribuições que seriam de competência exclusiva da Prefeitura. O projeto prevê que a isenção deve durar por três meses.

A proposta foi protocolada na Câmara em setembro de 2020, em período agudo da pandemia de Covid-19, mas só foi votada neste ano.

Segundo o parlamentar, o projeto tem “como objetivo incentivar e auxiliar na abertura de novas empresas de nossa cidade, tendo em vista a crise que nos assola, e com a isenção de taxas municipais de aberturas, trará um grande impulsionamento no aumento das aberturas das empresas”.

Para o Executivo, no entanto, a Câmara pretende criar uma regra que equivale “a verdadeiros atos de administração”.

“É imprescindível para o equilíbrio financeiro e orçamentário do erário municipal que se demonstre a compatibilidade da despesa criada, sendo que a propositura em questão não se compatibiliza com as leis orçamentárias vigentes, sendo vedado o início de programas, projetos e atividades não incluídos na lei orçamentária anual”, afirma o prefeito no veto.

Não há previsão de quando o veto será analisado pelos parlamentares.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por