Diário da Região
ELEIÇÕES 2022

Geninho diz que vai contestar impugnação de candidatura a vice-governador de SP

Procurador impugnou a candidatura citando contas rejeitadas de quando Geninho Zuliani (União Brasil) foi prefeito de Olímpia; ele se defende e diz que não há impedimento

por Núcleo Digital
Publicado em 16/08/2022 às 16:43Atualizado em 16/08/2022 às 18:45
Ouvir matéria

Candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB), o ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (União Brasil) disse que vai contestar a impugnação de sua candidatura, questionada pelo procurador auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves. O candidato a deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos), que é de Rio Preto, também apresentou impugnação à candidatura do vice de Rodrigo.

O procurador alega que Geninho está inelegível por ter tido as contas julgadas irregulares quando era prefeito de Olímpia e que o político foi condenado à suspensão dos direitos políticos, em duas decisões proferidas em segunda instância, em razão de "ato doloso de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público e atentatório aos princípios da administração pública".

"Será apresentada contestação à impugnação de minha candidatura, conforme prevê a legislação vigente. Reafirmo minha total elegibilidade para o cargo, sem que haja qualquer impedimento legal para minha candidatura", afirma o candidato.

Ele acrescenta que todas as prestações de contas durante sua gestão como prefeito de Olímpia foram aprovadas e julgadas regulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). "A aplicação de multa pelo julgamento irregular de uma contratação e/ou convênio firmado durante a gestão como prefeito não gera inelegibilidade, portanto, vamos seguir com tranquilidade a nossa campanha", diz.

Geninho tem prazo de sete dias para apresentar sua contestação.