SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
EM RIO PRETO

Com pista no escuro, Aeroporto de Rio Preto cancela sete voos

Pista de pouso do Aeroporto ficou sem iluminação devido a um curto-circuito e sete voos foram cancelados, além de outro que acabou desviado; concessionária assumiu gestão do serviço em março

Vinícius Marques e Gabriel Vital
Publicado em 18/05/2022 às 23:39Atualizado em 18/05/2022 às 23:44
Passageiros esperam no Aeroporto de Rio Preto por causa de voo cancelado (Reprodução)

Passageiros esperam no Aeroporto de Rio Preto por causa de voo cancelado (Reprodução)

Problemas no sistema de iluminação da pista de pouso do Aeroporto Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, provocaram cancelamentos de voos em série. A situação, que causou transtornos a passageiros, teve início na noite de terça-feira, 17, e prosseguiu até o final da tarde desta quarta,18.

Um voo da Azul foi desviado na noite de terça e pelo menos sete voos foram cancelados no período. Em janeiro, ocorreu o mesmo problema no local.

Os novos imprevistos em série aconteceram dois meses depois de o governo estadual repassar a administração do Aeroporto de Rio Preto para a iniciativa privada. O contrato foi assinado em fevereiro entre o Estado e a ASP – Aeroportos Paulistas. A empresa assumiu em março o controle de 11 aeroportos do “Bloco Noroeste” da concessão anunciada com pompa pelo Estado.

O consórcio arrematou o Bloco Noroeste, que inclui Rio Preto, com proposta de R$ 7,6 milhões para concessão de 30 anos.

“Há um curto-circuito no sistema de alimentação da pista de pouso. Equipe de manutenção está trabalhando para solucionar até as 18h”, afirmou ao Diário o diretor da Aeroportos Paulista, Dario Rais Lopes, nesta quarta.

Dos voos cancelados, três tinham Rio Preto como destino, enquanto outros quatro sairiam da cidade rumo aos aeroportos de Campinas e Belo Horizonte.

O primeiro problema foi registrado com o voo AD4652, que saiu de Campinas às 17h20 e, por não conseguir pousar em Rio Preto, foi desviado para Ribeirão Preto, onde chegou às 19h19.

Na sequência, o voo AD4794, que sairia de Rio Preto às 19h15 rumo a Campinas, foi cancelado. Os voos AD4099, de Campinas, e AD4082, de Belo Horizonte, que tinham chegada prevista a Rio Preto às 00h10 e 00h30, respectivamente, também foram cancelados.

Outro voo cancelado foi o AD4056, previsto para partir às 5h20 de Rio Preto rumo a Belo Horizonte. O mesmo ocorreu com voo AD2717, também da Azul, que tinha saída de Rio Preto marcada para as 5h25, rumo a Campinas. O transtorno ocorreu ainda com passageiros que iriam para Brasília, via conexão Campinas.

Os voos no Aeroporto de Rio Preto foram retomados a partir das 17h55, com uma aeronave da Latam, que seguiu para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no horário previsto. Outro voo da mesma empresa decolou às 18h25, com 20 minutos de atraso. A assessoria da concessionária informou no início da noite que as operações foram normalizadas e não havia registro de novos cancelamentos.

Inoperante

A assessoria da Azul afirmou que os cancelamentos ocorreram porque o Aeroporto de Rio Preto estava “inoperante.” “A Azul esclarece que, devido à queda do sistema de balizamento do Aeroporto de São José do Rio Preto, inoperante desde a última terça-feira, precisou cancelar alguns voos. Azul lamenta eventuais aborrecimentos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, disse em nota.

Silêncio

Procurada, a assessoria da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que fiscaliza os contratos de concessão, não se manifestou até o fechamento desta edição. Quando a concessão foi anunciada, o Estado divulgou que o Aeroporto de Rio Preto receberá investimentos de R$ 40 milhões em 30 anos.

Em fevereiro, o então vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que assumiu o governo no último dia de abril, afirmou que recursos investidos em aeroportos seriam destinados a áreas prioritárias.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por