SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
No Tribunal Regional Eleitoral

Republicanos entra na Justiça para retirada de outdoors com Itamar, Rodrigo e Edinho em Rio Preto

Os outdoors foram espalhados em avenidas de Rio Preto com fotos do tucano e também do prefeito Edinho Araújo (MDB)

Vinícius Marques
Publicado em 04/07/2022 às 16:14Atualizado em 04/07/2022 às 17:52
Os outdoors foram espalhados em avenidas de Rio Preto com fotos do tucano e também do prefeito Edinho Araújo (MDB) (Divulgação)

Os outdoors foram espalhados em avenidas de Rio Preto com fotos do tucano e também do prefeito Edinho Araújo (MDB) (Divulgação)

A direção estadual do Republicanos, que tem como candidato a governador em São Paulo o ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, entrou com ação na Justiça na qual pede retirada imediata de outdoors do deputado estadual Itamar Borges (MDB) em que aparece ao lado do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tentará a reeleição e outubro. Os outdoors foram espalhados em avenidas de Rio Preto com fotos do tucano e também do prefeito Edinho Araújo (MDB).

A representação aponta propaganda eleitoral extemporânea (antecipada) e irregular e pede que a Justiça determine a retirada e aplique multa ao parlamentar que também irá tentar a reeleição.

A representação, assinada pelo presidente estadual do Republicanos em exercício, Sérgio Augusto Fontellas dos Santos foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de São Paulo. O documento cita ainda que Rodrigo Garcia faz estratégia de liberação de recursos para prefeituras para ter apoio na campanha.

"Estando no exercício no cargo de governador do Estado, a liberação de recursos para os municípios, por intermédio de seus líderes políticos, tem sido a principal estratégia para alcançar apoio dessas lideranças e de seus correligionários e simpatizantes, formando uma teia de interesses que pode certamente culminar na declaração pública de apoio ao candidato à reeleição, ora representado", afirma a ação.

Nos outdoors, o deputado "agradece" o governador pela entrega de viaturas, investimentos no Hospital de Base e Santa Casa, Hospital Pet, e ainda no Parque Tecnológico. "Os indigitados outdoors têm sido instalados em locais de comércio e vias de grande circulação de carros e pessoas", afirma a representação.

"O risco de dano é iminente e irreparável, considerando o caráter eleitoral do conteúdo e o número de Outdoors espalhados nos municípios indicados, além de demonstrar potencial suficiente a comprometer o equilíbrio do pleito eleitoral para as eleições de 2022, em São Paulo, ao cargo de governador do Estado".

O Republicanos pede aplicação de multa prevista na lei eleitoral e em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no valor máximo, que é de R$ 15 mil.

Em nota, a assessoria do governador Rodrigo Garcia, afirmou que ainda não foram notificados. "O governador Rodrigo Garcia não tem qualquer participação e/ou conhecimento da produção dos outdoors. Aguardamos o teor da ação para prestar os devidos esclarecimentos".

Edinho afirmou, por meio de sua assessoria, que não irá comentar o assunto.

Procurado, a assessoria de Itamar afirmou que aguardará a notificação.

A ação ainda contesta outdoors instalados em Catanduva, em que o prefeito Osvaldo Rosa (PSDB) "agradece" o governador "pelas conquistas".

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por