PROPOSTA PROTOCOLADA NA CÂMARA

Projeto do Coronel cria 50 cargos de guardas municipais em Rio Preto

Concurso em andamento, de 100 vagas, será aproveitado para preenchimento das novas vagas, afirma Executivo no projeto encaminhado à Câmara nesta segunda, 9

por Vinícius Marques
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Projeto foi encaminhado pelo prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (: Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Galeria
Projeto foi encaminhado pelo prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (: Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), encaminhou à Câmara nesta segunda-feira, 9, projeto de lei complementar que cria 50 cargos de guardas municipais. A proposta foi enviada ao Legislativo com pedido de tramitação em urgência. Atualmente, há concurso em fase final para contratação de 100 agentes. Segundo a justificativa do projeto, o concurso será utilizado para os novos postos.

A assessoria da Prefeitura afirma que a proposta foi assinada pelo chefe do Executivo em conjunto com o procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi.

Ainda segundo o governo, a ampliação do efetivo faz parte do planejamento da Prefeitura para "fortalecer a segurança pública no município, especialmente diante da implantação do programa Smart Rio Preto, considerado o mais amplo projeto de cidade inteligente voltado à segurança na cidade."

Consórcio formado por três empresas foi o vencedor da licitação de R$ 1,7 bilhão para o Smart Rio Preto, em concessão de 30 anos. O programa prevê a implementação de 3 mil câmeras de monitoramento, além de sistema e semáforos inteligentes e novo parque de iluminação pública com tecnologia LED.

“O Smart Rio Preto vai integrar tecnologia, monitoramento e inteligência para fortalecer a segurança da cidade. Com três mil câmeras, semáforos inteligentes e iluminação em LED, teremos um sistema moderno que exigirá uma atuação ainda mais preparada da Guarda Municipal. Por isso, estamos encaminhando à Câmara, em regime de urgência, o projeto para criação de 50 novos cargos, reforçando o trabalho de proteção à população de Rio Preto”, afirma o prefeito comunicado divulgado pela assessoria.

Na justificativa do projeto, o Executivo afirma que a criação dos cargos possibilitará o "aproveitamento dos candidatos já aprovados nas fases precedentes" do concurso.

"Cumpre destacar que o concurso público para Guarda Municipal – 3ª Classe encontra-se em sua fase final, consistindo atualmente na convocação dos candidatos aprovados nas etapas anteriores para o curso de formação específico. Trata-se de certame complexo, que envolve múltiplas fases eliminatórias e classificatórias, incluindo provas objetivas, exames físicos, avaliações psicológicas, investigação social e demais requisitos legais, encontrando-se em execução há aproximadamente dois anos", consta na justificativa do projeto.

"A criação dos 50 (cinquenta) cargos possibilitará o aproveitamento dos candidatos já aprovados nas fases precedentes, conferindo maior economicidade e eficiência administrativa ao processo. Evita-se, assim, a necessidade futura de realização de novo concurso público — procedimento reconhecidamente oneroso, demorado e de alta complexidade operacional — gerando racionalização de recursos públicos e melhor aproveitamento do investimento já realizado pelo Município", escreveu, ainda, o chefe do Executivo Municipal na proposta.