Projeto cria Festival Paulo Moura em Rio Preto
Projeto tem como objetivo “homenagear a memória e o legado do renomado músico instrumentista Paulo Moura, nascido em São José do Rio Preto”; Paulo Moura morreu em 2010

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), encaminhou à Câmara nesta segunda-feira, 26, projeto de lei que institui no município o Festival Paulo Moura de Música Instrumental, que deve ser realizado todos os anos, no mês de julho.
Segundo a proposta, o festival tem como objetivos “homenagear a memória e o legado do renomado músico instrumentista Paulo Moura, nascido em São José do Rio Preto”, além de fomentar a cultura e a apreciação da música instrumental, incentivar a formação e o desenvolvimento de novos talentos musicais, o intercâmbio cultural e artístico entre músicos, estudantes e a comunidade em geral, e consolidar Rio Preto como um polo de referência para a música instrumental no cenário nacional.
Segundo a proposta, a organização e execução do Festival serão de responsabilidade da Secretaria de Cultura, que poderá estabelecer ajustes com instituições públicas e privadas, bem como buscar apoio e patrocínio para a sua realização.
O projeto será lido na próxima semana na Câmara e passará por análises de comissões da Casa antes de ir à votação. O protocolo da Câmara foi reaberto nesta segunda. A primeira sessão do ano irá ocorrer no dia 2 de fevereiro.
Segundo a justificativa do projeto, a proposta visa “reconhecer o legado artístico de Paulo Moura — saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador de destaque internacional — cuja trajetória se consolidou como referência de excelência, inovação e representatividade da cultura brasileira. Instituir um festival em seu nome, especialmente no mês de julho, quando se comemora seu nascimento, constitui gesto simbólico culturalmente relevante, reafirmando o compromisso do Município em celebrar seus filhos ilustres”.
Nascido em Rio Preto, Paulo Moura é considerado um dos maiores nomes da música instrumental do País. Em 2000, ele recebeu o prêmio do Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de música de raiz/regional, com o disco "Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas".
Paulo Moura dá nome ao teatro instalado no Complexo da Swift.
Paulo Moura morreu em julho de 2010, aos 77 anos. Ele morava no Rio de Janeiro e lutava contra um linfoma.