Diário da Região
TRÂNSITO

Prefeitura de Rio Preto abre licitação de R$ 21,7 milhões para sistema semafórico

Na justificativa da concorrência, a Secretaria de Trânsito afirma que a medida “visa assegurar a mobilidade e acessibilidade com eficiência, qualidade e segurança para todos os usuários das vias públicas”

por Vinícius Marques
Publicado há 1 horaAtualizado há 1 hora
Concorrência foi aberta pela Prefeitura (Guilherme Baffi 24/7/2024)
Galeria
Concorrência foi aberta pela Prefeitura (Guilherme Baffi 24/7/2024)
Ouvir matéria

A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação, por meio de pregão eletrônico, que prevê despesas de até R$ 21,7 milhões na contratação de empresa especializada no fornecimento e instalação de materiais e mão de obra para implantação de serviços e manutenção continuada de sinalização viária horizontal, vertical e semafórica. O edital também prevê serviços de acessibilidade e infraestrutura. O contrato será vinculado à Secretaria de Trânsito, a cargo de Ederson Pinha. O contrato terá 12 meses de prazo. A modalidade do pregão é registro de preços, ou seja, o serviço é utilizado conforme a demanda do município.

Na justificativa da concorrência, a Secretaria de Trânsito afirma que a medida “visa assegurar a mobilidade e acessibilidade com eficiência, qualidade e segurança para todos os usuários das vias públicas.” O início da disputa do pregão está marcado para 8 de janeiro.

O edital também cita, com base em dados de 2022, que Rio Preto “possui a segunda maior taxa de motorização do Brasil, com uma relação de 88,9 veículos para cada 100 habitantes”. Também é citado o crescimento urbano da cidade. “Diante disso, são necessárias a adoção de políticas públicas aplicadas à melhoria da mobilidade urbana. Dentre estas soluções, está a manutenção da sinalização viária existente, bem como a implantação de nova (sinalização viária horizontal, vertical, de segurança e semafórica), visando uma melhor ordenação e regulação do trânsito, a redução de acidentes, a redução de congestionamentos e o controle do fluxo de veículos, principalmente em horários de pico, melhorando a segurança para pedestres e motoristas”, consta no documento.

A Prefeitura chegou a abrir uma concorrência para esse serviço neste ano, mas o pregão foi revogado em junho.