SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
CANDIDATURA DE CENTRO

Para Maia, derretimento de Bolsonaro atrairá candidatos

Agência EstadoPublicado em 22/07/2021 às 00:13Atualizado há 22/07/2021 às 00:14

Um dos articuladores da construção de uma candidatura de centro para a disputa presidencial de 2022, o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) prevê a entrada em cena de mais nomes desse campo político na disputa. Para o ex-presidente da Câmara, a queda de Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto e o rápido processo do aumento de sua rejeição ampliou o interesse entre os políticos para participar da eleição como opção de terceira via ao presidente e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Acho que a queda do Bolsonaro vai continuar acontecendo e vai abrir um espaço nesse campo para alguém disputar com o ex-presidente Lula a eleição. Agora, quem será esse nome? Vai ser aquele que tiver condições de mostrar que ele não está apenas entre o Lula e o Bolsonaro. Ele está à frente. Ele está num projeto que volte a gerar essa esperança, essa expectativa de que, de fato, poderemos fazer esse País crescer e reduzir a desigualdade”, disse Maia.

Se Maia avalia que o cenário passa a ser interessante para o centro, ao mesmo tempo, teme que seja mais difícil reunir todos esses pré-candidatos em torno de uma candidatura única. “Há muitos pré-candidatos que não colocaram o nome ainda. Quanto mais o Bolsonaro cair, mais dificuldade vai ter para se construir o caminho da unidade. Porque quanto mais ele cai, mais gente acha que tem a oportunidade de ocupar esse espaço”, avalia.

Para Maia, Bolsonaro deve reduzir seus números nas pesquisas ao que ele define como patamar “pré-facada”, numa referência ao apoio que o então candidato tinha na disputa de 2018, antes de sofrer o atentado à faca de Adélio Bispo durante a campanha. “No dia da eleição municipal, em 2020, eu disse que o Bolsonaro estava voltando ao patamar de votos da pré-facada. Acho que Bolsonaro será candidato com esse governo desastroso num patamar de votos pré-facada".

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por