Para Coronel Fábio, Lula é culpado pelo tarifaço de Trump
Prefeito de Rio Preto falou pela primeira vez sobre tarifaço; Câmara aprovou na terça, 15, moção de repúdio à medida anunciada por Trump

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), falou pela primeira vez nesta quarta-feira, 16, sobre o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O prefeito, que é bolsonarista e próximo do deputado federal autoexilado Eduardo Bolsonaro (PL), disse que a culpa é do presidente Lula (PT) e não comentou sobre efeitos da medida em Rio Preto.
“Tivemos durante o primeiro semestre do nosso governo um aumento de 39% das exportações das empresas rio-pretenses. Portanto, vamos continuar a trabalhar junto com o governo do Estado e também nós temos que nos relacionarmos com o governo federal, haja vista que, no nosso entendimento, o culpado por essa tarifa seja o presidente Lula", afirmou.
Coronel também falou sobre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que primeiro culpou Lula pelo tarifaço e depois defendeu diplomacia para evitar a medida. Eduardo Bolsonaro criticou o governador. Para o prefeito, “está absolutamente resolvida pelo presidente Jair Bolsonaro”, disse.
Repúdio
Na sessão de terça, 15, a Câmara aprovou moção de repúdio ao tarifaço anunciado por Trump. A moção foi apresentada por João Paulo Rillo (Psol). Apenas Felipe Alcalá (PL) e Bruno Moura (PRD) votaram contra a moção.