Diário da Região
DOIS CONSELHOS NOVOS

Novos conselheiros tutelares tomam posse na Prefeitura de Rio Preto

Dez novos conselheiros tomaram posse nesta quinta-feira, 29, em evento na Prefeitura de Rio Preto

por Vinícius Marques
Publicado há 8 horasAtualizado há 5 horas
Posse foi nesta quarta, na Prefeitura (Jeniffer Maciel/Prefeitura de Rio Preto)
Galeria
Posse foi nesta quarta, na Prefeitura (Jeniffer Maciel/Prefeitura de Rio Preto)
Ouvir matéria

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), empossou nesta quinta-feira, 29, no nono andar da Prefeitura dez novos conselheiros que irão atuar em conselhos tutelares da cidade. A solenidade formalizou a criação de dois novos conselhos tutelares. O projeto que criou os novos conselhos foi aprovado na Câmara no ano passado.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, o município passa a contar com 20 conselheiros tutelares, distribuídos em quatro conselhos, cinco conselheiros em cada unidade.

O evento teve participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Helena Marangoni, do vereador Eduardo Tedeschi (PL), que representou a Câmara, do juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, do promotor da Infância e Juventude André Luís de Souza, além de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada Daiana Passos, entre outras autoridades, como secretários municipais. Os conselhos serão vinculados à Secretaria de Direitos Humanos, a cargo de Frederico Izidoro.

Segundo a assessoria da Prefeitura, os conselhos tutelares realizam, em média, cerca de 400 atendimentos presenciais por mês. "Com a ampliação para 20 conselheiros e a criação de dois novos colegiados, a expectativa da administração municipal é melhorar o fluxo de atendimento e reduzir a sobrecarga. As projeções da nova capacidade de atendimento ainda estão sendo avaliadas a partir da reorganização interna e da redistribuição dos territórios de atuação", diz a assessoria.

De acordo com a Prefeitura, a partir de fevereiro, os conselhos tutelares vinculados à Secretaria de Direitos Humanos passam funcionar na avenida Mirassolândia, 1.775, no bairro Solo Sagrado. Os plantões funcionam de forma contínua, com atendimento telefônico pelo número (17) 3211-1852.